29/05/08 11h41

GM pode ter 4ª fábrica no País se sindicato rejeitar acordo

Gazeta Mercantil - 29/05/2008

Dentro de cerca de 15 dias, a direção da General Motors do Brasil exporá na Câmara Municipal de São José dos Campos, no Vale do Paraíba (SP), planos de uma nova família de carros que poderá ser produzida na sua fábrica na cidade, a única das três unidades com capacidade ociosa. "Vamos levar à sociedade um projeto totalmente novo para consolidar os planos da GM e aproveitar melhor o potencial da unidade", disse à Gazeta Mercantil o vice-presidente da montadora, José Carlos Pinheiro Neto. As relações da GM com o sindicato local dos metalúrgicos andam tensas desde que a entidade rejeitou proposta da montadora para mudar a grade dos salários de vagas que seriam necessárias para mais um turno no Vale do Paraíba. Diante do impasse, a direção da GM optou por investir na fábrica de São Caetano do Sul (SP), que passou a operar em três turnos e com adicional de 1.511 empregados. "Temos de crescer. Se houver rejeição, talvez tenhamos de pensar numa quarta fábrica no Brasil, já que São Caetano do Sul está no limite e Gravataí (RS) foi desenhada para as famílias Celta e Prisma", diz Pinheiro Neto. A GM está empenhada em crescer no Brasil. Recentemente anunciou uma fábrica de motores para Joinville (SC) e um centro de distribuição de veículos para Suape (PE).