25/11/10 11h13

Goodyear define nova estratégia e já opera em níveis pré-crise no país

Valor Econômico

A Goodyear, maior fabricante de pneus dos Estados Unidos, definiu uma nova estratégia de negócios para a operação brasileira, baseada na maior proximidade com o cliente, na esteira da crise que abalou a economia global entre meados de 2008 e 2009. De acordo com o presidente da Goodyear Brasil, Giano Agostini, o cenário econômico adverso proporcionou um "grande aprendizado" à companhia que, após ter promovido ajustes na produção, já voltou a operar em níveis pré-crise. "A forma de atuação e o modelo de gestão já não são os mesmos. Hoje, as empresas são mais cautelosas", afirmou o executivo.

Segundo Agostini, entre 2008 e 2009, as fabricantes de pneus que atuam no Brasil foram penalizadas pela forte redução na demanda, especialmente na linha de pesados. No caso da Goodyear, a produção que vinha ao ritmo de sete dias por semana foi reduzida a seis dias. Contudo, a retomada dos negócios veio de forma abrupta, com destaque para o início deste ano, e pegou de surpresa a indústria. Em determinados segmentos, a oferta de pneus foi insuficiente para atender as encomendas. "Retomamos os sete dias de produção por semana e, agora, estamos um pouco acima de 2007 e 2008", disse. A companhia não divulga resultados financeiros no país, mas, nos nove primeiros meses do ano, vendeu 15,5 milhões de unidades na América Latina, ante 13,8 milhões em igual intervalo de 2009, com faturamento de US$ 1,6 bilhão.

Apesar da recuperação generalizada da indústria automobilística nacional, a empresa, que atua há 91 anos no país, não prevê aportes em expansão de capacidade neste momento. "O que não quer dizer que não existam estudos e análises", ponderou o executivo. A empresa opera três fábricas no Brasil, todas elas no Estado de São Paulo. Em Americana e na capital paulista, são produzidos pneus radiais e convencionais para automóveis, comerciais leves e pesados, incluindo máquinas e tratores. Em Santa Bárbara D'Oeste, concentra a fabricação de materiais de recauchutagem.

A principal mudança na gestão da companhia veio com o estabelecimento das chamadas regionais virtuais, que reduziram o raio de atuação dos escritórios que a Goodyear tem espalhados no país, proporcionando maior proximidade com o consumidor final - as sete regionais anteriores deram origem a 12 áreas. "O mercado mudou e não basta apenas oferecer o produto. É preciso buscar diferenciação", explicou o gerente de planejamento estratégico da empresa, Luis Bermudez Garcia Júnior.