30/06/08 13h58

Goodyear foca em rentabilidade e redução de custos

Valor Econômico - 30/06/2008

Depois de correr para atender a expansão das vendas dos veículos populares no país, a Goodyear se prepara para incrementar sua produção de pneus voltados aos modelos com motores entre 1.300 e 2.000 cilindradas. A iniciativa faz parte da estratégia global da empresa de aumentar as linhas de pneus com maior valor agregado e reduzir custos de produção. Os investimentos anunciados para o Brasil contemplam também a área de caminhões e ônibus. Na última quinta-feira, a matriz da Goodyear, sediada nos EUA, informou que irá aplicar US$ 200 milhões no Brasil. Os investimentos começarão neste ano e vão até 2013. Outras unidades que receberão aportes são a China (US$ 500 milhões) e Chile (US$ 400 milhões), além de EUA (US$ 700 milhões). Segundo Benedito Modena de Faria, um dos três diretores-geral da companhia no Brasil, as vendas de pneus aro 16 "explodiram" no mercado nacional nos últimos meses. Esse tipo de pneu é utilizado em modelos como Civic, Megane, Golf, Vectra e Corolla. A demanda por máquinas agrícolas foi classificada como "sem precedentes" na história da Goodyear no Brasil. Aliás, a fábrica responsável por esse segmento, no bairro do Belenzinho, na capital paulista, será uma das beneficiadas pelos investimentos. A maior parte, no entanto, ficará na unidade de Americana (SP). A terceira fábrica da empresa no país, em Santa Bárbara D'Oeste (SP), focada na recauchutagem de pneus, não entrou no plano de investimentos. Os executivos da Goodyear não deram maiores detalhes sobre os destinos dos recursos. Giano Agostini, diretor-geral da área comercial da subsidiária brasileira, não descarta novos investimentos no país nos próximos anos.