11/09/19 13h45

Google aposta na inteligência artificial para conquistar os empreendedores

Pequenas Empresas e Grandes Negócios

O Google vem trabalhando na simplificação do Google Meu Negócio e Google Ads para conquistar mais usuários para seus serviços. As duas ferramentas permitem que os empreendedores anunciem e disponibilizem para os consumidores informações de serviços e produtos, além de dados da empresa como telefone, endereço, fotos e promoções.

“Um dos nossos principais desafios, hoje, é as empresas entenderem que a nossa plataforma pode ser usada de forma fácil. Percebemos que os negócios carecem de dados e informações e nós podemos auxiliá-los”, diz Rodrigo Rodrigues, diretor de Google Customer Solutions para a América Latina.

Rodrigues participou, nesta segunda-feira (9/9), do Influencer Day, evento do Google, que discutiu o impacto das plataformas digitais nos pequenos negócios. Segundo Rodrigues, um dos caminhos que a companhia tomou para simplificar suas ferramentas foi investir em tecnologias de automação.

De acordo com o diretor, antes, os empreendedores precisavam criar estruturas mais complexas de campanhas, definindo as palavras-chave, organizando os anúncios de acordo com o valor que ele poderia pagar por cada clique e estabelecendo, de forma manual, o público-alvo dos anúncios.

Hoje, os empreendedores apenas respondem a algumas perguntas sobre seus objetivos com a campanha, como "qual é o seu produto", "em qual raio entrega" e "para que público vende mais". Com o uso da automação, a ferramenta analisa essas informações e define as estratégias de divulgação.

Outra de suas principais mudanças foi criar um ambiente em que as empresas já apareceriam no Google Meu Negócio sem a necessidade de ter um site próprio. “40% das pequenas empresas não têm presença online, mas é vital que elas apareçam para os consumidores conhecerem seus produtos”, afirma.

Para se aproximar dos pequenos e médios negócios, o Google também está investindo em eventos e treinamentos. “Nós levamos as empresas para os nossos escritórios e mostramos como as ferramentas funcionam, não só na região Sudeste, mas também em outras regiões do Brasil”, diz Rodrigues.

Segundo a companhia, em 2018, as ferramentas de busca e publicidade do Google movimentaram R$ 41 bilhões em atividades econômicas para mais de 60 mil empresas, publishers e organizações sem fins lucrativos.

O uso da ferramenta

Para Bruno Cantarim, gerente de desenvolvimento de negócios do Google Brasil, as pessoas também precisam estar atentas para como utilizar a plataforma da melhor maneira. Estar com os dados atualizados no Google Meu Negócio é essencial para que o cliente não desista da compra ou de ir a um estabelecimento. “Com a facilidade de ter tudo no celular, o consumidor tem a urgência de ter acesso a informações de qualidade”, afirma.

O gerente também diz que ter um diálogo com os consumidores é importante, mesmo que seja para responder críticas negativas. Para ele, essa é uma oportunidade do negócio melhorar sua operação.