15/03/12 11h50

Governador participa de evento que marca início da produção de geradores para o pré-sal em Piracicaba

Cerimônia da Caterpillar marca início da produção nacional dos Grupos Geradores Série 3500C, destinados a atender à demanda crescente por energia no País, especialmente nas operações marítimas e de petróleo

Atenta às oportunidades de investimento que serão geradas pelas reservas do pré-sal, a Caterpillar começou a produzir grupos geradores de propulsão diesel elétrica nesta quarta-feira, 14 de março, em sua unidade industrial de Piracicaba, a cerca de 160 quilômetros de São Paulo. A nova série de geradores é a única a oferecer conteúdo nacional de 64%, conta com certificação da Associação Nacional de Petróleo (ANP), e é destinada ao mercado marítimo e às plataformas de petróleo offshore.

O Governador Geraldo Alckmin, o presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida, e o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, compareceram ao evento que marcou o início da produção. “O investimento da Caterpillar vai contribuir para que São Paulo continue a se posicionar como o Estado brasileiro onde está presente a maioria dos fornecedores do setor de petróleo e gás”, destacou Almeida.

Segundo Luiz Carlos Calil, presidente da Caterpillar Brasil, este é um marco importante do processo de expansão da empresa em seus 57 anos de produção no Brasil. “Produzir no Brasil a Serie 3500C, uma linha de alta tecnologia e confiabilidade, reforça nosso compromisso com nossos clientes e com governo brasileiro, pois esses equipamentos vão ajudar nosso país na exploração das reservas do pré-sal”, afirmou Calil.

Em 2001, a Caterpillar iniciou a produção de geradores de energia em sua unidade de Piracicaba. Em 2008, a empresa construiu uma fábrica dedicada a esta operação. Em 2011, fez nova expansão para atender à nova série 3500C, que, além da linha de montagem dedicada, exigiu a construção de uma cabine de testes que simula a aplicação do produto em condições reais, como se estivesse dentro da embarcação. A planta dedicada aos geradores conta atualmente com 12 mil metros quadrados.

Aglomerado Urbano de Piracicaba
Em Piracicaba, o governador Geraldo Alckmin também assinou, nesta quarta, o Projeto de Lei que propõe a criação do Aglomerado Urbano de Piracicaba. O documento será remetido à Assembleia Legislativa para aprovação e posteriormente retorna ao Palácio dos Bandeirantes para ser sancionado. O instrumento terá papel decisivo na elaboração de projetos estratégicos e ações públicas que possam, de maneira concreta, melhorar a vida da população.

"Por meio do Aglomerado Urbano você trabalha os 22 municípios em conjunto. Segurança pública, saúde, referência na área de saúde, hospital, ambulatório de especialidades, destino final de resíduos sólidos, lixo. Você precisa construir soluções, fortalecer consórcios, unir municípios, planejamento regional, atração de investimentos, qualificação profissional. Você busca junto as melhores soluções para o desenvolvimento regional", declarou Alckmin.

O Aglomerado Urbano de Piracicaba terá 6.998,15 quilômetros quadrados (km²) de extensão. Vai abranger uma população estimada em 1,3 milhão de habitantes, o que representa 3,17% do total de habitantes do Estado de São Paulo . O Produto Internto Bruto (PIB) da região é de R$ 29,7 bilhões.

Ainda em visita ao município, Alckmin liberou ao Hospital Regional de Piracicaba R$ 20 milhões para obras de ampliação e aquisição de mobílias e equipamentos.