08/02/10 10h44

Governo coreano prepara projetos imobiliários ao redor do TAV brasileiro

Valor Econômico

Envolvidos desde 2006 no projeto do TAV brasileiro, os coreanos têm grandes planos imobiliários para o país. Ainda não se sabe como esses projetos poderão ser revertidos em receita para a concessão - e assim, melhorar a oferta do consórcio na hora da licitação -, ou se isso é possível, mas há planos mais ou menos detalhados para empreendimentos nos arredores de estações do trem-bala. Campinas e São José dos Campos, em São Paulo, e sobretudo Rio de Janeiro são candidatos a receber grandes empreendimentos.

Daniel Suh, coordenador do TAV Brasil, grupo montado pelo governo coreano para preparar a proposta para a licitação, diz que no Rio de Janeiro é possível ser feito algo muito parecido com o projeto lançado na Coreia do Sul para a cidade de Busan. Aproveitando a facilidade de acesso trazida pelo trem de alta velocidade, a autoridade portuária de Busan está transferindo parte do seu porto para dar lugar a um grande empreendimento em uma área degradada da cidade. "Podemos aproveitar essa experiência e fazer algo parecido", diz Daniel.

O projeto para o Rio já tem um esboço. A ideia é ocupar a região entre o futuro terminal do TAV, na estação Barão de Mauá, e a zona portuária do Rio. A área seria desocupada para receber prédios comerciais, o cais transformado para acomodar apenas navios de cruzeiro e seriam instalados veículos leves sobre trilhos (VLTs) para fazer a ligação com a estação do trem-bala. Uma linha do VLT poderia ser levada até o Maracanã, que seria uma espécie de prolongamento do negócio.

Mas, segundo Daniel Suh, para que um projeto do tipo pudesse ser incluído na proposta da licitação, o edital precisaria ser alterado, de forma a incluir na concessão o direito de exploração imobiliária dos arredores das estações - o que, admite, tem poucas chances de ocorrer. Mas para ele, nada impede que o projeto seja discutido mais tarde. Entre os prováveis sócios do governo coreano no TAV, está a Samsung Engineering & Construction, um dos maiores empreendedores imobiliários do mundo.