Balanço: Roadshow em Nova York
Governo de São Paulo apresentou portfólio de PPPs, concessões e oportunidades de investimentos em projetos de transição energética e economia do conhecimento a fundos de investimentos e instituições financeiras globais durante a Brazil Week em Nova York
InvestSPA InvestSP, agência vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Estado de São Paulo, estruturou e coordenou um novo roadshow em Nova York/EUA, com o objetivo de promover oportunidades de investimento em projetos estruturantes do Governo Paulista.
A missão teve como foco as áreas de infraestrutura — com destaque para Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões —, economia do conhecimento e transição energética, consolidando a imagem do Estado como hub global de inovação e sustentabilidade.
A agenda foi liderada pelo Governador Tarcísio de Freitas e pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, e contou com a presença da equipe executiva da InvestSP: o CEO Rui Gomes, a diretora de Relações Internacionais e Comercio Exterior, Julia Saluh, e Silvia Pierson, responsável pelo escritório da agência em Nova York. A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natalia Resende, também participou de parte da agenda.
“Este roadshow reforçou São Paulo como destino prioritário para investimentos, apresentando nossa carteira de projetos estruturados, ambiente regulatório previsível e capacidade de liderar a transformação produtiva do país”, afirmou o secretário Jorge Lima.
Durante a missão, a comitiva paulista realizou reuniões estratégicas com algumas das instituições financeiras mais influentes do mundo, como BlackRock, maior gestora de ativos do mundo; Global Infrastructure Partners (GIP), uma das maiores gestoras independentes focadas exclusivamente em infraestrutura; I Squared Capital, fundo de private equity com sede em Miami, especializado em infraestrutura em economias em desenvolvimento; Brookfield Asset Management, gigante canadense com mais de US$ 850 bilhões em ativos sob gestão; e com executivos do Macquarie Group Limited, um conglomerado multinacional australiano de serviços financeiros, reconhecido como um dos maiores gestores de ativos de infraestrutura do mundo, com ativos sob gestão totalizando aproximadamente A$941 bilhões.
Além destes encontros, a delegação participou de fóruns promovidos por entidades como Esfera Brasil, Valor Econômico, Safra, e Money Report, fortalecendo a interlocução público-privada e promovendo o Estado como referência em segurança jurídica e inovação em políticas públicas.
Durante os diálogos, foram destacados três eixos prioritários da estratégia paulista: Infraestrutura e PPPs: um portfólio robusto de concessões e PPPs nas áreas de mobilidade urbana, rodovias, Infra social, dentre outros, com pipeline de projetos em fase avançada de estruturação; Economia do conhecimento: vantagens competitivas do Estado para a instalação de data centers, hubs tecnológicos e iniciativas de digitalização da indústria; e Transição energética: liderança global de São Paulo na produção de biocombustíveis, em especial etanol de segunda geração e biometano, além de oportunidades em hidrogênio verde e tecnologias limpas.
“Agradecemos a parceria com a Goldman Sachs, Bank of America (Bofa) e Blackrock pela oportunidade de reuniões bilaterais de alto nível com investidores sofisticados em diversos formatos, bem como ao Itau, Citi, XP e banco Genial pelas agendas com grupos de investidores. O diálogo continuo reforçando as potencialidades de São Paulo, aliado ao com nosso consistente track record, cria pontes para fomentar novos investimentos no estado, especialmente de investidores estrangeiros. O papel da InvestSP é apoiar a atração de investimentos, sendo um importante braço para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) nessa missão. Avalio como muito positiva nossa semana em Nova York e já estamos como foco total em follow ups de nossas reuniões” afirmou Rui Gomes, CEO da InvestSP”.
Julia Saluh, diretora de Relações Internacionais e Comercio Exterior da agência, complementou: “Nossos escritórios no exterior funcionam como pontes estratégicas entre São Paulo e os principais polos financeiros do mundo, oferecendo suporte técnico e articulação institucional para acelerar a chegada de novos investimentos ao Estado”.
A iniciativa faz parte de uma estratégia contínua da InvestSP para posicionar São Paulo no radar dos maiores investidores globais e ampliar a inserção do Estado nas cadeias produtivas mais avançadas do mundo.