09/06/25 09h13

Governo de SP anuncia empresas selecionadas para o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, na França

Missão do programa CreativeSP visa incentivar a geração de negócios e atrair investimentos para a indústria cultural

InvestSP

O Governo de São Paulo levará uma comitiva com 10 empresas para o maior evento sobre publicidade, comunicação e marketing do mundo, o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, realizado em Cannes, na França, entre 16 e 20 de junho. A missão empresarial será realizada pelo CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Além de incentivar a troca de conhecimentos, o CreativeSP busca promover novos negócios, atrair investimento estrangeiro e potencializar a geração de emprego e renda na indústria cultural. As empresas selecionadas para a missão são: Black Madre, Galileo Branding, KeLe, Labof, Magma, OIO, On the Nose, Trope, Untitled e Zest One. Todas passarão por uma capacitação para que possam tirar o melhor proveito do evento e contarão com suporte financeiro para custear as despesas com a viagem.

Clique aqui e saiba mais sobre as empresas selecionadas

“A participação de empresas paulistas no Cannes Lions reforça o posicionamento de São Paulo como um polo estratégico da economia criativa global. O CreativeSP tem justamente esse papel: criar oportunidades reais de internacionalização, fortalecer a presença do Estado nos grandes mercados e impulsionar negócios que combinam criatividade, inovação e competitividade”, afirma a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marília Marton.

Além do suporte às empresas selecionadas, a missão do CreativeSP prevê ações para promover o Estado junto a possíveis investidores e parceiros. “São Paulo tem uma economia diversificada, com indústrias de ponta, agronegócio, turismo forte e um protagonismo dos pequenos negócios, o que tem impacto direto na indústria criativa. Mostrar isso ao mundo será fundamental para atrair investimento estrangeiro e gerar emprego e renda”, diz o presidente da InvestSP, Rui Gomes.

Histórico

O Brasil costuma figurar no “top 3” entre os países mais premiados no Festival, considerado o “Oscar” da publicidade. No ano passado, ficou em segundo (atrás apenas dos Estados Unidos), graças a São Paulo. Dos 92 leões conquistados pelo país, nada menos que 90 foram para agências com sede ou que mantém escritórios no Estado.

O Brasil já inscreveu mais de 56 mil peças na história do festival e conquistou 1,9 mil leões e 15 Grand Prix. Este será o primeiro ano no qual o Brasil será homenageado como "país criativo". Ao todo, 32 jurados brasileiros participarão da edição atual — 23 presencialmente e nove remotamente. Desde o início, mais de 440 brasileiros já atuaram como jurados, número que inclui 20 presidentes de júri.

CreativeSP

O programa oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis para custear até 50% dos gastos das empresas selecionadas com a viagem. Ele ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.

Só no ano passado, foram nove missões, que levaram 103 empresas da indústria cultural para eventos sobre inovação, tecnologia, entretenimento, audiovisual, cinema e literatura, por exemplo. A projeção de negócios gerados pelo programa chegou a R$ 725 milhões, além de 6,4 mil empregos.

Em 2025, o CreativeSP já esteve no Festival de Cinema de Berlim (Alemanha), no South by Southwest-SXSW (EUA), na Games Developers Conference-GDC (EUA) e no Festival de Cinema de Cannes (França).

Já para o segundo semestre estão previstas as seguintes missões:

Festival Fringe de Edimburgo (Escócia) – 14 a 26 de agosto

Gamescom (Alemanha) – 19 a 25 de agosto

Tokyo Game Show (Japão) - 24 a 29 de setembro

Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha) – 14 a 20 de outubro

Womex (Finlândia) - 21 a 27 de outubro

Ventana Sur (Argentina) - 30 de novembro a 06 de dezembro

Para saber mais sobre o programa e se inscrever, clique aqui.