Governo de SP anuncia medidas para fortalecer o cooperativismo em evento na capital
Cerimônia destacou o Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado anualmente no primeiro sábado de julho. 2025 é Ano Internacional das Cooperativas, por determinação da ONU
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SPO Governo do Estado de São Paulo anunciou na segunda-feira (30) uma série de medidas voltadas ao fortalecimento do cooperativismo no estado. Entre os anúncios, destacam-se os novos convênios firmados com cooperativas de crédito, Sicredi, Sicoob e Cresol, para operação do programa FEAP Pró-Trator, permitindo que essas instituições realizem a análise, a liberação de recursos e a aplicação direta do subsídio sobre o saldo devedor das operações. Outra iniciativa relevante foi a criação da Diretoria do Cooperativismo e Associativismo dentro da estrutura da Secretaria, voltada à execução de projetos, apoio técnico, capacitação e fomento à organização cooperativa no campo.
Também foi mencionado o mutirão de emissão de DCOMP, realizado em parceria com a Comevap, no Vale do Paraíba, como parte das ações de reestruturação da cadeia leiteira e adesão ao Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social (PPAIS). Além disso, o secretário destacou o avanço do Projeto Microbacias III – Agro Paulista Mais Verde, que prevê investimentos de US$ 200 milhões, com financiamento do Banco Mundial, voltados à adoção de tecnologias sustentáveis, aumento da produtividade e geração de renda para mais de 120 mil produtores familiares, comunidades tradicionais, com destaque para as cooperativas paulistas.
Medalha do Mérito Cooperativista
Durante o evento, o governo também anunciou o relançamento da Medalha do Mérito Cooperativista, criada em 1970, como forma de reconhecer e valorizar pessoas e instituições que contribuem para o desenvolvimento do cooperativismo paulista.
Cooperativismo em números
Atualmente, segundo a Ocesp, o estado de São Paulo conta com 181 cooperativas agropecuárias e cerca de 165 mil produtores cooperados. O modelo é reconhecido por promover o acesso a insumos e tecnologias, assistência técnica, comercialização mais eficiente e fortalecimento das comunidades rurais.
A cerimônia contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, como o presidente da Ocesp, Edivaldo Del Grande, o embaixador da COP30, Roberto Rodrigues, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, além de parlamentares e lideranças do setor cooperativista.