16/09/21 11h31

Governo de SP apresenta ações em ESG às autoridades do Reino Unido

Evento on-line debateu oportunidades de investimento e iniciativas do Estado a serem apresentadas na COP26

Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo

Nesta terça-feira (14), o subsecretário de Meio Ambiente, Eduardo Trani, participou do webinar “ROADSHOW ESG CHALLENGES AND INVESTMENT OPPORTUNITIES IN THE STATE OF SAO PAULO”. O encontro, organizado pela Secretaria Estadual de Relações Internacionais, tratou sobre os principais desafios na área do meio ambiente e as oportunidades de investimento no setor por meio de parcerias internacionais. 

ESG, sigla para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança, em português), vem ganhando atenção considerável recentemente, por avaliar o desempenho da sustentabilidade e o nível de risco, além dos critérios tradicionais de lucratividade das empresas. 

Segundo o subsecretário Eduardo Trani, as diretrizes do ESG podem ter impactos financeiros diretos. “Mais do que lucratividade, os critérios ambientais, sociais e de governança impactam também a reputação dos negócios. Em São Paulo nós entendemos estes desafios e estamos elaborando um roteiro que auxilie nas estratégias de investimentos a longo prazo”, explicou. 

O evento contou com a participação do Ministro-Conselheiro da Embaixada do Brasil em Londres; da conselheira da Embaixada do Reino Unido no Brasil, Melanie Hopkins; do Diretor de Sustentabilidade Corporativa da Embraer S.A, André Luiz Tachard; da secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen; do secretário de Relações Internacionais, Julio Serson; do presidente da Investe SP, Gustavo Junqueira; entre outros. 

Plano de Ação Climática do Estado de São Paulo

O documento “Diretrizes e Ações e Estratégicas – Plano de Ação Climática do Estado de São Paulo – Net Zero 2050” está aberto para consulta pública até o dia 30 de setembro. “Nosso Plano reconhece e aborda os principais desafios para ESG, como governança, estrutura de estratégia, acessibilidade de dados, divulgações e informações”, finalizou Trani. 

A iniciativa do governo paulista busca a neutralidade das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no estado até o ano 2050. O plano propõe um roteiro temático em cinco eixos: 1. Eletrificação Acelerada; 2. Combustíveis Avançados; 3. Eficiência Sistêmica; 4. Resiliência e Soluções Baseadas na Natureza; e 5. Finanças Verdes e Inovação. 

fonte: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2021/09/governo-de-sp-apresenta-acoes-em-esg-as-autoridades-do-reino-unido/