27/05/22 17h28

Governo de SP apresenta oportunidades e incentiva a internacionalização de startups

Evento realizado pela InvestSP reunirá especialistas em vários mercados europeus com opções de negócio para startups brasileiras

InvestSP

A InvestSP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade) realiza na próxima terça-feira (31), a partir das 11h, o seminário “Oportunidades de internacionalização para startups brasileiras na Europa”. O evento reunirá representantes de vários países com possibilidades de negócios para empresas nacionais. A ideia é levar conhecimento aos empreendedores, promover networking e sensibilizar startups para oportunidades de internacionalização. O seminário será online e as inscrições podem ser feitas clicando aqui.

Entre os palestrantes está o diretor do escritório da InvestSP na Europa, Fernando Fritz, além de especialistas nos seguintes mercados: Portugal, Espanha, França, Reino Unido e Alemanha. Assessora de Inovação da InvestSP e responsável pelo programa SP Global, Sylvia Romanelli explica que tipo de conteúdo será abordado no evento: “Nossa experiência mostra que o mercado europeu é bastante receptivo às startups brasileiras, com inúmeras possibilidades. Os participantes poderão conhecer oportunidades de negócios e parcerias, além dos atrativos e dos diferenciais de cada ecossistema de empreendedorismo, o que pode ajudar na geração de negócios e a garantir uma tomada de decisão mais assertiva”.

O seminário integra o conjunto de ações do SP Global, programa de aceleração para internacionalização de startups da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e da InvestSP. A primeira edição selecionou empresas de vários setores para um processo completo de capacitação, imersão e scaling-out, voltado para o mercado europeu. Atualmente, na fase de imersão, as startups têm sido promovidas junto a mais de 2,2 mil entidades europeias de segmentos como farmacêutico, alimentos e bebidas e varejo. O SP Global ainda oferece uma ferramenta de autodiagnóstico de planejamento para internacionalização disponível pelo site para qualquer startup.

Mais programas de apoio ao empreendedor

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e a InvestSP ainda contam com outras iniciativas de apoio a startups. Estão abertas, até 17 de junho, as inscrições para o Exporta SP, programa gratuito que atende micro, pequenas e médias empresas e oferece uma capacitação de quatro meses, além de até dois anos de acompanhamento, para quem quer exportar produtos e serviços. Outra iniciativa com inscrições abertas, mas aí até 5 de junho, é o Civtech Alliance Global Scale-Up Programme, programa global de aceleração de startups com soluções para as mudanças climáticas e que tem a InvestSP como uma das executoras no Brasil.

 

Serviço

Seminário “Oportunidades de internacionalização para startups brasileiras na Europa”

Terça-feira, 31/05, das 11h às 13h

Local: Online (via Zoom)

Palestrantes:

- Apresentação e moderação: Sylvia Romanelli, assessora de Inovação da InvestSP;

- Fernando Fritz Nestler, diretor do escritório da InvestSP na Europa;

- Portugal: Pedro Sacramento, Global Relations da Startup Portugal;

- Espanha: Adrián Blanco Estévez, Head Latam Desk da ICEX -Espanha Exportação e Investimentos;

- França: Simon Commeignes, Diretor para América Latina - Investimentos na França da Business France;

- Reino Unido: Cristiano Andrade, Líder para Investimento do governo Britânico no Brasil - DIT Department for International Trade;

- Alemanha: Gloria Rose, Diretora da GTAI (Germany Trade & Invest) Brasil.

 

Sobre a InvestSP

A InvestSP – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade é uma organização social (OS) ligada à Secretaria de Fazenda e Planejamento e possui um contrato de gestão com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

A agência tem como missão desenvolver o Estado de São Paulo por meio da promoção de investimentos, aumento das exportações, incentivo à inovação e melhoria do ambiente de negócios.

Para isso, atua como porta de entrada das empresas que pretendem se instalar ou investir na expansão dos seus empreendimentos em solo paulista. Fornece, gratuitamente, informações estratégicas que ajudam os investidores a encontrar o melhor local para o sucesso dos seus negócios.

 

Sobre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico exerce um papel fundamental para a retomada do crescimento econômico do Estado para atrair investimentos, fomentar o empreendedorismo com foco na geração de emprego e renda e incentivar a inovação tecnológica. Além disso, oferece qualificação profissional para atender as demandas atuais e futuras do mercado de trabalho.  Entre os principais programas da pasta destacam-se o Bolsa Trabalho, Bolsa Empreendedor, IdeiaGov, Banco do Povo, Empreenda Rápido e Minha Chance.   

No total, são 11 órgãos vinculados à secretaria como o Centro Paula Souza,  Instituto de Pesquisas Tecnológicos (IPT), Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Universidade de São Paulo.