21/12/23 12h43

Governo de SP capacita 300 pequenas empresas para exportação

Total de companhias atendidas pelo Exporta SP chegará a mil em 2024; em média uma de cada cinco consegue vender para o exterior antes mesmo da conclusão do programa

InvestSP

Cerca de 300 empresas de micro, pequeno e médio porte foram capacitadas pelo Governo de São Paulo, em 2023, para que possam exportar produtos e serviços. Elas participaram do Exporta SP, programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à pasta, voltado para empresas de qualquer região do Estado e de qualquer setor. Com isso, o total de companhias atendidas desde a criação do programa passou de 800 e chegará a mil em 2024, com a abertura de pelo menos 300 vagas.

Em média uma de cada cinco começa a exportar já durante a capacitação, que tem duração de quatro meses e é 100% online e gratuita. Durante esse período, são realizados 12 encontros coletivos, que reúnem todos os participantes do programa, e quatro mentorias, momentos nos quais o empreendedor tem contato direto com um especialista, para discutir necessidades e desafios específicos do seu negócio.

“Os pequenos negócios responderam por sete de cada 10 empregos criadas no país neste ano. Quando abrimos caminho para que essas empresas consigam exportar, estamos contribuindo para que eles se desenvolvam, inovem, garantam novas receitas e ainda movimentem a economia com geração de emprego e renda”, diz o diretor de Projetos e Inovação da InvestSP, Thiago Camargo.

A capacitação aborda os temas que mais desafiam os empresários no processo de internacionalização, como formação de preços, adequação de produtos e serviços, inteligência comercial e planos de marketing e vendas. As empresas participantes ainda contam com apoio de especialistas por até dois anos.

Missões internacionais

Também com o objetivo de aumentar as exportações, além de atrair investimento estrangeiro, a InvestSP realizou, neste ano, 26 missões internacionais. Elas levaram 166 empresas, de vários tamanhos e setores, para eventos em países como Estados Unidos, China e Japão e devem gerar mais de R$ 400 milhões em negócios. As viagens são organizadas com apoio dos escritórios da InvestSP na América do Norte, na Europa, na Ásia e no Oriente Médio.

Entre as missões, estão três roadshows nos Estados Unidos e na Europa para atrair investimentos privados para o Programa de Parceria de Investimentos (PPI-SP), do Governo do Estado. O PPI-SP deve injetar até R$ 200 bilhões em capital privado em ações de desestatização e obras de infraestrutura, como o túnel Santos-Guarujá e o trem que ligará São Paulo e Campinas.

Destaque, ainda, para as nove missões do CreativeSP, programa desenvolvido em parceria com a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e que levou empresas paulistas do setor cultural para eventos como Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, e Festival de Cinema de Cannes, na França.