10/07/25 10h16

Governo de SP firma parceria com fundo alemão para impulsionar coproduções internacionais

Acordo fortalece conexões entre Brasil e Europa no setor audiovisual, com foco em animação, formação profissional e intercâmbio cultural

Secretaria da Cultura

O Governo de São Paulo deu mais um passo estratégico para internacionalizar sua produção audiovisual. Durante o São Paulo Audiovisual Hub, iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado, foi assinado um memorando de intenções com a fundação alemã Film- und Medienstiftung NRW, sediada na cidade de Colônia, uma das principais instituições europeias para o financiamento de filme e conteúdo audiovisual, possuindo também instituições de formação no setor. O acordo estabelece uma cooperação que prevê o fortalecimento de iniciativas conjuntas voltadas à formação profissional, ao fomento de talentos e à realização de projetos colaborativos entre Brasil e Alemanha.

O documento foi assinado por Julia Saluh, diretora da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e Walid Nakschbandi, CEO do Film- und Medienstiftung NRW, com a presença da secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marília Marton, e da cônsul da Alemanha em São Paulo, Martina Hackelberg, em ato que reforça o caráter institucional e internacional da parceria.

“Trata-se de um momento histórico para o Estado de São Paulo. Pela primeira vez, firmamos uma parceria concreta com um fundo internacional voltado ao apoio direto ao audiovisual. É mais uma prova de que estamos no caminho certo desde o início da gestão, fortalecendo toda a cadeia produtiva com ações estruturantes e ampliando as oportunidades para quem cria, produz e movimenta esse setor em nosso Estado", explica Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

O documento consolida o compromisso de promover ações conjuntas em áreas como animação, intercâmbio de jovens profissionais e formação especializada, além do apoio mútuo em festivais e mercados audiovisuais realizados em Colônia e São Paulo. A iniciativa também prevê o estímulo à colaboração entre instituições de ensino e centros criativos dos dois países, como a Escola Internacional de Cinema de Colônia e o Centro de Fundadores de Meios de Comunicação da mesma cidade.

“Gostaríamos de intensificar nossa cooperação com São Paulo e o intercâmbio no setor cinematográfico do país. Este documento é um primeiro passo. São Paulo e a Renânia do Norte-Vestfália são setores muito importantes para os negócios, a cultura, o cinema e os games. Por isso, uma parceria próxima faz muito sentido para nós”, afirmou Walid Nakschbandi, CEO da Film- und Medienstiftung NRW.

Na mesma linha, Julia Saluh, diretora da InvestSP, reforçou: “Temos o Creative SP com o objetivo de fortalecer cada vez mais a indústria criativa, não apenas em São Paulo, mas também no cenário internacional. A parceria formalizada hoje, que partiu de uma articulação do nosso escritório da InvestSP na Alemanha, é mais um passo importante para ampliar a presença do conteúdo paulista no mundo, mostrando o potencial que temos quando unimos forças com outros países”.

Sobre o Film- und Medienstiftung NRW

A Film- und Medienstiftung NRW atua desde 1991 como parceira de financiamento para a cultura e a indústria cinematográfica na Renânia do Norte-Vestfália e na Alemanha, com foco em coproduções internacionais. Com um volume médio anual de financiamento de 35 milhões de euros, apoia o desenvolvimento, a produção e a distribuição de longas-metragens, documentários, filmes e séries de TV de alto padrão, além de games e experiências em realidade virtual (VR), promovendo um ambiente inovador e dinâmico para cineastas e criadores.

Entre algumas obras apoiadas, estão “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, de Jean-Pierre Jeunet, “Toni Erdmann”, de Maren Ade, “O Leitor”, de Stephen Daldry, e “Amantes Eternos”, de Jim Jarmusch.

Mais do São Paulo Audiovisual Hub

O São Paulo Audiovisual Hub, iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, acontece na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) até o dia 13, e conta com debates, palestras, mesas redondas, masterclasses e exibições, sendo realizado em parceria com a Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), com apoio da Lei Paulo Gustavo. A participação é gratuita, basta realizar o credenciamento pelo site spaudiovisualhub.com.br.

O evento reúne mais de 200 profissionais do Brasil e de 25 países, entre representantes de festivais como Cannes, Berlim e Rotterdam, além de plataformas como Amazon Studios e agentes de vendas internacionais, distribuidoras, canais de televisão, consultores e instituições públicas do setor. Algumas atividades realizadas durante os 10 dias terão transmissão ao vivo (identificadas na programação completa abaixo) pelo canal do Youtube do CultSP Play www.youtube.com/@cultspplay .

Durante a programação também será realizada uma Mostra de Cinema Indígena, com 11 filmes dirigidos por cineastas indígenas de diferentes povos. Os participantes do evento também terão acesso a atividades com profissionais de instituições renomadas do setor, nacionais e internacionais, como Amazon, Torino Film Lab, Cine em Construcion, Talent Generator Factory, Kinoforum, Ventana Sur, Berlinale e muito mais.

Programação completa: https://spaudiovisualhub.com.br/