Governo de SP recebe inscrições e levará até 10 empresas para a gamescom, na Alemanha, um dos maiores eventos sobre games do mundo
Missão empresarial busca incentivar a geração de negócios e atrair investimento estrangeiro na indústria criativa
InvestSP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de SPO Governo de São Paulo levará até 10 empresas paulistas para um dos maiores eventos sobre jogos eletrônicos do mundo, a gamescom, que acontece entre 20 e 24 de agosto, em Colônia, na Alemanha. As empresas interessadas devem consultar o regulamento e se inscrever pelo site da InvestSP, até o dia 6 de julho. As missões empresariais serão realizadas pelo CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
“A participação de São Paulo na gamescom evidencia a força da nossa indústria de games e seu potencial para atrair investimentos e impulsionar novos negócios. O CreativeSP tem sido decisivo para ampliar esse alcance internacional”, afirma a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marilia Marton.
O CreativeSP oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis para custear até 50% dos gastos das empresas selecionadas com a viagem. O programa ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.
O universo dos games – que envolve jogos para computadores, celulares, consoles e no segmento online, por exemplo – já movimenta quase R$ 1 bilhão por ano e emprega 6 mil pessoas no Estado, apontam dados da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games (Abragames). São Paulo lidera a indústria nacional e concentra pelo menos 30% dos desenvolvedores de games do país, o que dá mais de 300 empresas.
Mais de R$ 700 milhões em negócios
A missão para a gamescom será a sétima do CreativeSP em 2025. Antes, ele realizou missões para: Festival de Cinema de Berlim (Alemanha), South by Southwest (Estados Unidos), Games Developers Conference (Estados Unidos) e os festivais de cinema e publicidade de Cannes (França).
Em agosto, antes da gamescom, o programa ainda levará empresas para o Festival Fringe (Escócia). E, ao longo do segundo semestre, também haverá missões para: Tokyo Game Show (Japão), Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha), Womex (Finlândia) e Ventana Sur (Argentina) – todas com inscrições já abertas.
No ano passado, foram nove missões, que levaram 103 empresas da indústria cultural para eventos sobre: inovação, tecnologia, entretenimento, audiovisual, cinema e literatura, por exemplo. A projeção de negócios gerados pelo programa chegou a R$ 725 milhões, além de 6,4 mil empregos.