Governo de SP recebe inscrições e levará até 10 empresas para o Fringe, um dos maiores eventos sobre artes do mundo
Missão empresarial busca incentivar a geração de negócios e atrair investimento estrangeiro na indústria criativa
InvestSPO Governo de São Paulo levará até 10 empresas paulistas para um dos maiores eventos sobre artes do mundo, o Festival Fringe de Edimburgo, que acontece entre 1º e 25 de agosto, em Edimburgo, na Escócia. As empresas interessadas devem consultar o regulamento e se inscrever pelo site da InvestSP, até o dia 30 de junho. As missões empresariais serão realizadas pelo CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Além de incentivar a troca de conhecimentos, a iniciativa busca promover novos negócios - até porque as empresas terão acesso a agentes do segmento cultural do mundo todo -, promover São Paulo no cenário internacional, atrair investimento estrangeiro e potencializar a geração de emprego e renda na indústria criativa.
O CreativeSP oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis para custear até 50% dos gastos das empresas selecionadas com a viagem. O programa ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.
“Ao levarmos empresas da economia criativa para um evento do porte do Fringe, não estamos apenas abrindo portas para novos mercados, mas reafirmando o lugar de São Paulo como protagonista global nesse setor. O CreativeSP cumpre um papel estruturante, conectando nossos talentos às oportunidades certas, onde quer que estejam”, afirma Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Em 2024, o Fringe reuniu artistas de quase 60 países e contou com mais de três mil atrações de circo, teatro, dança, comédia, música e programas voltados para as crianças, entre outros temas.
Mais de R$ 700 milhões em negócios
A missão para o Festival Fringe de Edimburgo abre o calendário do segundo semestre do CreativeSP. Depois, ele ainda levará empresas para: Gamescom (Alemanha), Tokyo Game Show (Japão), Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha), Womex (Finlândia) e Ventana Sur (Argentina).
No primeiro semestre, ele realizou missões para: Festival de Cinema de Berlim (Alemanha), South by Southwest (Estados Unidos), Games Developers Conference (Estados Unidos) e os festivais de cinema e publicidade de Cannes (França).
Já no ano passado, foram nove missões, que levaram 103 empresas da indústria cultural para eventos sobre: inovação, tecnologia, entretenimento, audiovisual, cinema e literatura, por exemplo. A projeção de negócios gerados pelo programa chegou a R$ 725 milhões, além de 6,4 mil empregos.