28/04/23 13h55

Governo de SP vai em busca de investimentos em inovação e economia criativa no Web Summit Rio

Para incentivar a geração de negócios, InvestSP apresentará iniciativas em áreas como cultura, tecnologia, internet 5G e voltadas para a criação de cidades inteligentes no estado

InvestSP

A InvestSP, agência de promoção de investimentos do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), participará entre 1º e 4 de maio do Web Summit Rio, a maior feira de inovação e tecnologia do mundo, que será realizada pela primeira vez no Brasil e deve reunir cerca de 15 mil pessoas, inclusive chefes de estado e CEOs de empresas, no Rio de Janeiro. O objetivo é apresentar a possíveis investidores e parceiros, de dentro e fora do país, oportunidades de negócios em inovação, tecnologia e economia criativa. A ação será uma continuidade da participação da InvestSP no Web Summit Lisboa, em 2022, quando uma missão empresarial para Portugal levou 10 empresas paulistas, que indicaram a geração de quase R$ 40 milhões em negócios graças à participação no evento.

Com patrocínio da Prodesp, empresa de tecnologia do Governo de SP, e em parceria com a SP Negócios, agência de promoção de investimentos da cidade de São Paulo, e a Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADE SAMPA), a InvestSP contará com um estande que funcionará como ponto de encontro das empresas paulistas e servirá para promover a cidade e o estado de São Paulo como hubs de tecnologia e inovação, além de projetos de apoio aos empreendedores.

Um dos principais focos da InvestSP no Web Summit Rio será a apresentação do TecnoCidades, programa realizado em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo para fomentar a transformação digital e que prevê, inicialmente, ações para acelerar os investimentos em infraestrutura e a implantação do 5G nos municípios paulistas. Depois, com as cidades conectadas, o TecnoCidades mapeará as principais demandas de cada uma e buscará soluções inteligentes e inovadoras para áreas como saúde, segurança, educação, mobilidade, sustentabilidade e administração pública.

“Acreditamos que, por meio de iniciativas inovadoras e soluções inteligentes, os municípios podem se beneficiar de agilidade e eficiência na administração local, gerar um ambiente de negócios atrativo e impulsionar a qualidade de vida da população. Queremos nos tornar a vanguarda das cidades inteligentes e o Web Summit Rio é o palco ideal para reunir as iniciativas para isso”, afirma Estella Dantas, vice-presidente Executiva da InvestSP.

Outra iniciativa de destaque levada pela agência ao Web Summit Rio é o CreativeSP, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa e que busca atrair investimentos e gerar negócios no setor de economia criativa. Só no ano passado, o programa levou 73 empresas paulistas para nove eventos internacionais focados em temas como entretenimento, tecnologia, cinema, games, música, literatura, artes visuais e design.

Projeções feitas pelas empresas indicam a geração de quase R$ 360 milhões em negócios e até 6,6 mil empregos no setor cultural paulista, graças à participação nos eventos. Já em 2023, foram realizadas missões para o South by Southwest (SXSW) e a Game Developers Conference (GDC), ambos nos Estados Unidos. E, em maio, mais 10 empresas paulistas participarão do Festival de Cinema de Cannes, na França.

A ação de São Paulo no Web Summit Rio ainda contará com uma masterclass sobre a proteção de dados na gestão pública. A aula será ministrada pelo diretor-presidente da Prodesp, Gileno Barreto, que abordará os processos de tratamento de dados e a eficiência no setor público. “Participar de um evento tão grandioso como esse, grife internacional no ramo de tecnologia, nos permitirá estreitar relações e fazer contatos com empresas de novos produtos e serviços que possam se tornar parceiras da Prodesp. Nosso foco é elevar a Companhia a um outro patamar, de modo que seja a indústria de transformação e inovação para o estado de São Paulo”, destaca Gileno.

Para acessar a programação completa do Web Summit Rio, acesse: rio.websummit.com/schedule.