18/04/13 14h25

Governo do Estado de São Paulo recebe prêmio internacional em Washington.DC.

Secretaria dos Transportes Metropolitanos

Nesta quinta-feira, 18 de abril, representando o governo do Estado de São Paulo, o embaixador do Brasil nos EUA, Mauro Vieira, recebe, em Washington, D.C., o “Gold Recognition among the top 10 in the Latin America & the Caribbean region” no evento Emerging Partnerships: Recognizing Top PPPs in Emerging Markets". A PPP da Linha 4 – Amarela do Metrô foi reconhecida internacionalmente, dentre os melhores projetos no mercado emergente, e é a única na área de transporte.

A premiação é realizada pela International Finance Corporation (IFC), entidade financeira que integra o Grupo Banco Mundial.

O Governo do Estado de São Paulo assinou, em 29/11/06, o contrato da primeira Parceria Público Privada no Brasil, referente à concessão patrocinada da Linha 4 – Amarela, com a empresa Concessionária Via Quatro. A primeira fase, com 12,8 km, seis estações e pátio de manutenção Vila Sônia entrou em operação plena em 2011 e transporta uma média de 670 mil passageiros por dia.

No momento estão em andamento obras da segunda fase da Linha-4 com entrega prevista para 2014. As intervenções consistem na complementação das estações São Paulo-Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie, além da construção da estação Vila Sônia, com prolongamento da linha em cerca de 1,5 km de extensão.

Na Secretaria de Transportes Metropolitanos estão em andamento quatro projetos de PPPs: Metrô Linha 6; 18 (Monotrilho); Linha 20 e os Trens Intercidades(Regionais) da CPTM orçados em R$ 37 bilhões.