Governo federal fará investimento de R$ 3 bilhões no Trem Intercidades
Em audiência na Câmara Federal, ministro da Infraestrutura disse que recursos serão aplicados na segregação de parte da linha férrea
Tribuna LiberalO ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas disse, em audiência pública na manhã desta terça-feira (22), que o governo federal investirá R$ 3 bilhões no projeto do Trem Intercidades, na segregação de parte da linha férrea, onde não será possível trafegar no mesmo trecho o transporte de cargas e de passageiros.
“Nós vamos fazer esse investimento de segregação”, afirmou o ministro. Segundo ele, a faixa de domínio será compartilhada e, na sequência, será realizado o desmembramento das linhas.
A afirmação do ministro foi dita na Câmara dos Deputados em resposta ao deputado Vanderlei Macris (PSDB), defensor do projeto do governo de São Paulo nas interlocuções e tratativas com o governo federal. Ao parlamentar, o ministro informou que a implantação de trem de passageiros “é cara”, mas o “Trem Intercidades tem uma importância na mobilidade enorme”.
Ciente do valor do transporte para a população do Estado, Macris argumentou que, para o lançamento do edital do Trem Intercidades, é fundamental a assinatura de um convênio que garanta a concessão da faixa de domínio, que hoje é cedida às empresas Rumo (Americana a Jundiaí) – e MRS (Jundiaí a Água Branca).
Tarcísio Freitas disse que a negociação do convênio está em fase final e que não existe empecilho à questão. “O convênio a gente assina sem problema”, destacou Freitas.
LEILÕES
O ministro também esclareceu que os recursos das concessões de portos, aeroportos e ferro vias servirão para benfeitorias na infraestrutura do país, mas que parte dessa captação também vai para o Tesouro, onde pode ser aplicado em Saúde, Educação, Segurança e demais áreas. Macris solicitou ao ministro o envio de informações e dados sobre o direcionamento dos investimentos recebidos nos leilões.
PROJETO
O TIC interligará, na primeira fase, São Paulo a Campinas em 60 minutos e depois chegará a Americana. Com 100 quilômetros de extensão, o projeto prevê serviço expresso (ligando Campinas à estação Barra Funda com uma única parada) e com serviço parador (com possíveis paradas em Louveira, Vinhedo, Valinhos, Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Botujuru e Francisco Morato).
O projeto prevê a construção de novas linhas férreas no trecho entre Campinas e São Paulo, com capacidade para trafegar na velocidade média de até 120 km/h. O transporte de passageiros ficará sob responsabilidade do Governo de São Paulo.
A criação de rota e investimento na estrutura férrea para o transporte de passageiros faz parte do ‘pacote’ de melhorias que deverão ser realizadas pela MRS em contrapartida à renovação antecipada da concessão. A companhia deverá investir cerca de R$ 7,5 bilhões para ter a concessão estendida por mais 30 anos.