18/10/18 11h55

Governo federal vai integrar todos os seus programas de aceleração de startups, diz secretário do MDIC

Protec

O governo federal vai integrar todos os seus programas de aceleração de startups, fazendo com que o calendário e suas metodologias de trabalho se complementem. A informação é de Rafael Moreira, secretário de Inovação e Novos Negócios do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), que abriu as apresentações do Palco Inovação da Futurecom, espaço para startups apresentarem seus trabalhos.

O InovAtiva, programa de aceleração da pasta em parceria com o Sebrae, por exemplo, é mais voltado para startups que já desenvolveram o produto, mas que ainda precisam capitalizá-lo. A intenção, então, é que os outros programas abordem empresas em outro estágio de maturidade.

O anúncio oficial e o planejamento devem ser anunciado dia 29 de novembro, durante a Conferência CASE, evento do setor realizado pela Associação Brasileira de Startups. “Fizemos uma avaliação e o posicionamento de cada programa para desenvolver um calendário comum. Dessa forma, o empreendedor pode escolher qual o programa que melhor vai servir para o seu objetivo de crescimento”, explica Moreira. “Nenhum dos programas vai acabar e a base de dados será compartilhada”, complementa.

O secretário também diz que os programas vão manter sua autonomia operacional, mas passam a ter um comitê de gestão único. Além disso, cada programa vai ser categorizado por estágio (maturidade) de startups e não por mercado.