15/12/09 10h55

Governo quer ampliar exportações com tradings

O Estado de S. Paulo

O governo quer ampliar as exportações fortalecendo a atuação das tradings e empresas comerciais exportadoras (intermedeiam a venda de produtos brasileiros no exterior). Deverá ser criada uma linha de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para estas empresas e a legislação será modernizada. "Elas conhecem os canais de distribuição, os mercados internacionais e os sistemas de financiamento. Então, trabalhar com elas significa uma possibilidade de aumentar rapidamente as exportações brasileiras", afirmou ontem o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Alessandro Teixeira.

Teixeira explicou que o BNDES tem uma linha de financiamento, chamada Empresa Âncora, destinada principalmente para alguns setores que tem uma única grande empresa. A proposta é adaptar essa linha às empresas que operam como tradings e comerciais exportadoras. O governo também estuda mudanças na legislação. Segundo dados da Apex, operam no País como tradings ou comerciais operadoras cerca de quatro mil empresas, mas apenas 162 atendem às exigências colocadas no Decreto 12.048/1972, que concede benefícios fiscais para estas empresas. Teixeira destacou que também está sendo criada no País uma associação representativa das tradings, o que deve melhorar o diálogo deste setor com o governo. Tenho certeza que, fortalecendo este setor, vamos ter um resultado expressivo das exportações'', defendeu. Segundo Teixeira, as tradings hoje são responsáveis por 11% das exportações brasileiras e 30% das importações.

O presidente da Apex disse que a criação do Eximbank brasileiro, que deve ocorrer nos primeiros meses de 2010, também deve ajudar a alavancar as exportações.