28/05/13 14h49

Governo vai investir R$ 7,3 bi em270 aeroportos regionais

Brasil Econômico

Os aeroportos regionais estão cada vez mais na mira dos planos de crescimentos de companhias aéreas como a Azul e a Avianca. O governo também está de olho nesse mercado e montou o plano de aviação regional, que prevê investimentos do Fundo Nacional de Aviação Civil de R$ 7,3 bilhões, em 270 aeroportos regionais. O país tem 720 aeródromos públicos. O objetivo do projeto, segundo a Secretaria de Aviação Civil (SAC), é melhorar a qualidade dos serviços e a infraestrutura aeroportuária para os usuários, além de ampliar a oferta à população.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Transporte Aéreo Regional (Abetar), Apostole Lazaro Chryssafidis, os aeroportos regionais precisam de fato de melhorias na infraestrutura para que possam operar com maior numero de voos e atender a demanda existente. Mas é preciso ir além do que já foi anunciado.

“No momento os investimentos que estão sendo feitos ainda são pontuais e insuficientes”, diz.

Fábio Falkenburger, advogado da área de Infraestrutura do escritório Machado Meyer e especialista na área de aeroportos, diz que há uma demonstração clara do governo de fomentar a aviação regional, com subsídios e isenção de tarifas aeroportuárias para aeroportos com movimento inferior a um milhão de passageiros por ano.

“É de se esperar um crescimento na demanda e na oferta de voos regionais em curto e médio prazos. Ainda, há expectativa de que determinados aeroportos regionais em São Paulo sejam objeto de concessão em breve”, comenta.

Mas, para ele, além dos aeroportos, é necessário pensar também em maiores incentivos às empresas aéreas regionais - tais como incentivos fiscais - que poderiam levar à entrada de novos participantes nesse mercado.