05/03/10 11h39

GPA deve lançar quinze projetos imobiliários

Valor Econômico

No ano passado, o Grupo Pão de Açúcar decidiu constituir um braço imobiliário, a GPA Malls & Properties, que hoje é responsável pela gestão de todas as propriedades da companhia, desde a cobrança de aluguéis à prospecção de terrenos. O objetivo é aproveitar melhor o potencial oferecido pelas lojas, sobretudo os hipermercados, que estão instalados em grandes áreas. "A GPA Malls & Properties já tem uma série de empreendimentos. Há 15 projetos prontos", disse Enéas Pestana, recém-empossado presidente executivo do Grupo Pão de Açúcar, em uma entrevista concedida na terça-feira, quando a companhia divulgou seus resultados.

O Carrefour, segundo apurou o Valor, fechou parcerias com algumas construtoras, entre elas a Rossi e Gafisa, para otimizar os seus imóveis. A multinacional francesa já possui um shopping center na cidade de São Paulo, o Butantã, na zona oeste. Além de ter espaços ociosos, onde podem ser erguidos empreendimentos como torres comerciais e residenciais, os hipermercados também alugam uma parte de sua superfície para outras lojas, como lavanderias e óticas, o que faz com que eles também já funcionem como shopping centers.

Com a retomada do interesse dos investidores no mercado imobiliário brasileiro, especialmente dos estrangeiros, os imóveis das grandes cadeias de varejo podem se transformar em um ativo ainda mais valioso. A gestão dos ativos imobiliários é oposta à operação de varejo, o que tem levado à companhias a desmembrar os negócios. No setor imobiliário, as margens são altas e os ciclos são de longo prazo.