04/12/10 11h04

Gráfica britânica de luxo instala unidade no Brasil

Folha de S. Paulo

Envelopes forrados à mão e convites com bordas de ouro são alguns dos mimos que a realeza britânica costuma encomendar à gráfica de luxo Barnard & Westwood. Sediada em Londres há 80 anos e com processos artesanais, a empresa desembarca neste mês no Brasil de olho na expansão no mercado de luxo, que deverá movimentar cerca de R$ 15,1 bilhões (US$ 8,9 bilhões) em 2010, segundo a MCF Consultoria.

A intenção é oferecer convites para eventos pessoais e corporativos para quem não hesita em gastar até R$ 100 (US$ 58,8) por unidade. "É um país com grande potencial. O Brasil representa 1% a 2% do faturamento mundial do mercado de luxo e pode chegar a entre 3% e 5% em dez anos", diz Nick Hartley, diretor da Barnard & Westwood. A unidade brasileira da Barnard é a primeira fora da Inglaterra e adotará o modelo de franquias. A gráfica será localizada no Campo Belo, zona sul paulista, e o parque gráfico ficará na zona oeste. Dez funcionários ficarão encarregados da produção, incluindo a pintura à mão.

Além de São Paulo, a empresa avalia Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre.

Desde a década de 1980, a marca tem o selo de gráfica oficial do Palácio de Buckingham; tudo indica que será a responsável por criar os convites do casamento do príncipe William, segundo na linha de sucessão ao trono inglês, agendado para abril de 2011. A empresa não comenta, mas, da mesma forma como os casamentos reais tendem a ditar tendências em moda, não será de estranhar se a inspiração também chegar aos convites.