22/08/08 11h28

Grandes indústrias de SP esperam demanda melhor

Valor Econômico – 22/08/2008

As indústrias paulistas de grande porte esperam uma pequena melhora na demanda neste semestre, de acordo com a pesquisa de sondagem industrial realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A pesquisa feita com empresas filiadas apontou índice de 61,8 pontos para a expectativa das grandes indústrias quanto à demanda no segundo semestre do ano, acima dos 60,5 pontos apontados no primeiro trimestre. O indicador varia de zero a 100 pontos e os valores acima de 50 apontam expectativa de crescimento. Para a totalidade das indústrias, o índice de expectativa de demanda para este semestre ficou em 59,1 pontos, pouco abaixo do esperado para o período anterior, de 61,5 pontos. "As indústrias esperam uma pequena desaceleração no segundo semestre, mas com crescimento", afirma André Rebelo, gerente do departamento de economia da Fiesp. No primeiro semestre, o indicador de nível de atividade (INA) da indústria paulista apontou aumento de 8,8%, levando a Fiesp a elevar a sua projeção para o ano em um ponto percentual, para 6,5%. Para o país, a entidade projeta um crescimento menor, de 4,5% para este ano e, para 2009, expansão menor, de 3,6%. De acordo com Rebelo, os resultados da indústria neste ano serão puxados sobretudo pelo forte desempenho da construção civil e do setor automotivo e, no próximo ano, principalmente pela construção civil. A sondagem revela otimismo dos empresários quanto à contratação de empregados, ainda que em nível inferior à apuração das expectativas para o primeiro semestre. Também há expectativa de expansão nas compras de matérias-primas. O item exportação foi o único em que os empresários apresentaram pessimismo. Rebelo cita como fatores para a piora nas expectativas a restrição ao crédito, a concorrência com importados, o aumento nos custos e uma elevação dos estoques. Segundo Rebelo, 25% das grandes empresas reclamaram aumento dos estoques acima do previsto no primeiro semestre.