30/07/09 11h15

Grifes criam submarcas para ampliar base de clientes

Valor Econômico

Desdobrar uma grife em duas - ou mais - subgrifes é uma estratégia que, embora não seja nova, não dá sinais de esmorecer no varejo brasileiro de moda. No vale-tudo para aumentar a base de consumidores, mais grifes têm partido para o investimento em linhas alternativas - algumas mais baratas, outras com mudanças no estilo e até na faixa etária do público alvo. O lema do momento é segmentar e ficar menos suscetível às mudanças de humor do consumidor, sempre sensível às oscilações, seja da economia ou da temperatura.

Bons exemplos não faltam: filhote da marca masculina Aramis, a HRC, do empresário Henri Rene Christian, nasce para atingir um público mais casual. A distribuição da grife será via multimarcas e, entre os produtos, destacam-se camisetas pólo, camisas esportivas com padronagens diferenciadas, calças e bermudas de jeans e sarja. A HRC destina-se aos momentos de lazer do consumidor que, no dia a dia, veste Aramis.

A grife de sapatos femininos Paula Ferber também terá uma subdivisão, que chegará à loja da grife, no bairro do Itaim, em São Paulo, junto com a nova coleção de verão. Batizada de Beja, a nova marca vai investir nos calçados requintados, porém confortáveis. O público-alvo são mulheres que trabalham e precisam caminhar para ir ao escritório ou almoçar usando sapatos sociais, normalmente desconfortáveis. Para garantir o bem-estar e a segurança, os sapatos da Beja têm solas de borracha e são mais maleáveis do que os modelos tradicionais. Além da venda na loja Paula Ferber, os produtos serão distribuídos para multimarcas de todo o Brasil e chegarão ao consumidor por preços que variam de R$ 400 (US$ 210) a R$ 590 (US$ 310) - valor cerca de 30% mais baixo do que os da marca original.

Já as femininas Le Lis Blanc e Bo.Bô, ambas pertencentes a holding Restoque (criada após a compra da marca Le Lis Blanc pelo fundo Artesia), estão lançando linhas infantis. Le Lis Petit e Bo.Bô Mignon foram pensadas para conquistar as filhas das consumidoras das grifes-mães.