12/05/08 10h37

Grupo de Nizan entre os maiores do mundo

O Estado de S. Paulo - 12/05/2008

O publicitário Nizan Guanaes comemorou seus 50 anos, completados na semana passada, com um presente especial: o grupo que comanda, o ABC de Comunicação, apareceu na 21ª posição no ranking dos maiores grupos globais de comunicação. O ranking é elaborado anualmente pela publicação americana Advertising Age. Essa é a melhor posição já alcançada por uma empresa brasileira no ranking. As agências DPZ, Talent e W/Brasil já apareceram nessa listagem, mas sempre com posições abaixo do 40º lugar. Embalado pela divulgação do ranking - que atribui crescimento de 42,1% do Grupo ABC e receita auditada de US$ 228 milhões -, Guanaes também anunciou seu futuro substituto. Será o publicitário Sérgio Valente, que hoje preside a agência DM9DDB, que pertence ao ABC em sociedade com a rede americana DDB Worldwide. Valente deverá se desligar da atual posição até o final do ano. Em seu lugar assumirá Paulo Queiroz, atual vice-presidente de mídia. Trabalhando com Nizan praticamente desde o começo de sua vida profissional, Valente é visto por alguns profissionais do meio publicitário como o sucessor natural para o cargo. Para outros, entretanto, o fato de ele ser guindado à posição significaria que o Grupo ABC não deve passar por grandes mudanças. Seria apenas uma forma de Nizan se afastar dos encargos operacionais do dia-a-dia, seguindo no comando estratégico do grupo. Nizan Guanaes garante que, agora que atingiu a 21ª posição no ranking da Advertising Age, sua meta é chegar entre os dez primeiros lugares em quatro anos. Para cumprir esse objetivo, a receita do grupo teria de dobrar nesse espaço de tempo. A forma de cumprir essa rota seria por meio de aquisições e abertura de novos negócios. O publicitário diz ter dinheiro em caixa para fazer as duas coisas, pelo menos em um primeiro momento. A médio prazo, de acordo com ele, está de pé o plano de abertura de capital na Bolsa de Valores. A oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) está programada para o próximo ano. Entre os projetos mais imediatos do Grupo ABC está a compra de uma agência de publicidade na Argentina, além da abertura de mais uma agência de consultoria e comunicação em São Paulo, que será batizada de Asia (sem acento, assim como já acontece com a agência Africa). "Os clientes estão aumentando e não posso mais abrigá-los na Africa", diz. Hoje, a Africa tem 14 clientes. Quando a abriu, Nizan dizia que nunca ultrapassaria os dez para não perder o atendimento no espírito taylor made (sob medida). "Ainda vou ter agências com nomes de todos os continentes no meu grupo", diz.