04/11/20 13h48

Grupo de saúde anuncia R$ 60 milhões de investimentos em Rio Preto

Projeto prevê reforma e construção de ponte para unir os prédios do Austa

Diário da Região

Em fase avançada de negociações com o Instituto de Moléstias Cardiovasculares (IMC), o Austa hospital e a holding de serviços de saúde Hospital Care anunciaram nesta terça-feira, 4, investimentos de R$ 60 milhões. Os recursos serão usados na compra de equipamentos e na infraestrutura do complexo de saúde nos próximos dois anos.

A parceria comercial foi anunciada em março deste ano - e já obteve as aprovações do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Agência Nacional de Saúde (ANS) - quando a Hospital Care comprou 60% do Austa - em valores não informados em razão de uma cláusula de confidencialidade.

Na última sexta-feira, segundo Rogério Melzi, presidente da Hospital Care, o processo foi concluído, com a aprovação pela assembleia do Austa. "Com a combinação entre Austa e Hospital Care, a ideia é que o Austa se torne um grande hospital regional, no setor privado, e que se expanda em atendimentos de alta complexidade", afirmou.

O projeto prevê a construção e ampliação de diferentes serviços: modernização do prédio e dos leitos do Austa hospital, com a implantação de 24 novos leitos, ampliações da unidade de pronto-atendimento, da unidade de day hospital e do centro cirúrgico e montagem de nova central de materiais esterilizáveis, entre outros investimentos. "A expectativa é chegar a 200 leitos e melhorar nossa capacidade de atendimento", afirmou Mário Jabur Filho, diretor presidente do Grupo Austa.

O grupo também pretende aumentar sua presença regional, aumentando o número de usuários do plano de saúde e construindo unidades hospitalares em cidades do entorno de Rio Preto.

Entre as novidades anunciadas nesta terça-feira em termos de tecnologia, o sistema robótico Da Vinci XI, cuja inovação está nas imagens em 3D HD e visão ampliada, proporcionando ao cirurgião procedimentos com movimentos totalmente precisos e naturais; microscópio Zeiss - Kinevo 900, que permite aos médicos realizarem cirurgias menos invasivas; sala inteligente e interativa, com integração de sistemas do intraoperatório e modernização de equipamentos de diagnóstico por imagem e medicina intervencionista, como ressonância magnética, tomografia e hemodinâmica.

Desde o anúncio da parceria comercial, os grupos montaram uma unidade para atendimento de síndromes respiratórias, no prédio onde funcionava o Fashion Center, que foi montava em 45 dias e recebeu investimentos de R$ 9 milhões. No local, existem 18 leitos de enfermaria, 5 de isolamento e 17 de UTI. Cerca de cem funcionários foram contratados para o local. "Foi possível fazer a separação dos pacientes com Covid. A unidade respiratória deve continuar em operação até metade do ano que vem. Depois, será uma unidade hospitalar", que será unida ao outro prédio do grupo por uma ponte, explicou Jabur.

IMC

Sobre a aquisição do IMC, Melzi afirmou que as negociações entre Austa, Hospital Care e IMC estão avançadas, com expectativas positivas de anúncio em breve, mas ainda não concluídas.

fonte: https://www.diariodaregiao.com.br/economia/2020/11/1211730-grupo-de-saude-anuncia-r--60-milhoes-de-investimentos-em-rio-preto.html