19/07/10 12h07

Grupo Estado amplia investimentos

O Estado de S. Paulo

O Grupo Estado está iniciando um novo ciclo de investimentos. Mais de R$ 50 milhões (US$ 27,8 milhões) serão aplicados nos próximos dois anos em projetos de infraestrutura tecnológica, com o objetivo de aperfeiçoar práticas internas, melhorar o atendimento aos leitores e anunciantes e preparar e aprimorar produtos, tanto na mídia impressa como na digital. O montante inclui R$ 19,8 milhões (US$ 11 milhões) obtidos com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia, em uma linha de financiamento à pesquisa e desenvolvimento, que serão aplicados em projetos da Agência Estado. Outros R$ 32 milhões (US$ 17,8 milhões) serão investidos em tecnologia da informação corporativa e desenvolvimento e lançamento de produtos.

Exemplos recentes, que fazem parte desse novo ciclo, foram a total renovação do portal estadão.com.br e a estreia do novo projeto editorial e gráfico do jornal O Estado de S. Paulo, bem como o lançamento do novo portal Economia & Negócios. Entre os novos projetos está a criação de uma comunidade para pequenas e médias empresas, com base nas listas e guias da OESP Mídia, que será implementada durante o próximo ano. "Teremos uma plataforma para que essas empresas possam fechar negócios, ter acesso a informação, treinamentos e educação a distância, tudo integrado com jornal, rádio, internet e eventos", diz o diretor-presidente do Grupo Estado, Silvio Genesini. Outra novidade é a digitalização do acervo que preserva os 135 anos de jornalismo do Grupo Estado, em textos e imagens.

Segundo Fábio Costa, diretor de Estratégias Corporativas e Mercados Digitais do Grupo Estado, devem ser lançados 10 novos sites nos próximos meses. "Um dos objetivos dos investimentos é tornar nossa infraestrutura mais flexível, para podermos lançar produtos em um tempo menor", explica o executivo.

O Estado foi pioneiro no Brasil ao lançar um aplicativo para o iPad, o tablet da Apple. A ideia é continuar apostando em novas tecnologias, incluindo os tablets e os celulares inteligentes, como o iPhone, da Apple, e o BlackBerry. "Faremos novas versões dos aplicativos, com mais funcionalidades, com uma maior integração com outros conteúdos e outros serviços que nós prestamos", diz Costa. Na infraestrutura interna, o grupo está iniciando a segunda fase de implementação do SAP, software de gestão empresarial. O Grupo, além disso, vai centralizar suas centrais de atendimento e melhorar os sistemas de assinatura e publicidade.