03/03/10 11h42

Grupo GEN, de livros técnicos, conclui sua quinta aquisição

Valor Econômico

O Grupo Editorial Nacional (GEN), líder na área de livros técnicos, científicos e profissionais, com um faturamento de cerca de R$ 100 milhões (US$ 55,6 milhões), acaba de fechar sua quinta aquisição. A holding comprou a Forense Universitária, que atua nos segmentos de direito e ciências sociais. Com isso, eleva para seis o número de editoras sob seu comando. "Com a compra da Forense vamos atuar com mais força na área de ciências sociais, na qual tínhamos uma presença tímida", afirma Mauro Koogan Lorch, presidente do GEN, sem revelar o valor da operação. O grupo já é dono das editoras Forense e Método (área jurídica); LTC (exatas); além de Guanabara, Santos e do selo LAB, em publicações de medicina.

Segundo Lorch, a Forense Universitária é uma editora relativamente pequena, com faturamento anual de R$ 1,5 milhão (US$ 833,3 mil), mas com grande potencial porque atua em áreas com perspectiva de crescimento, como pedagogia, cujos cursos vêm recebendo incentivos do governo federal. No fim do ano passado, o Ministério da Educação anunciou descontos nos financiamentos estudantis para quem fizer licenciatura na área e der aulas em escolas públicas. Criada em 1973, a Forense Universitária era administrada pelo próprio fundador, que não tinha ganhos de escala - item fundamental nessa área para uma editora ser lucrativa. "A editora opera no azul clarinho. Vamos reforçar alguns títulos e ampliar o catálogo", disse Lorch. A Forense Universitária vai acrescentar 100 títulos ao catálogo de 2,2 mil publicações do GEN.

Os recursos para a aquisição e para os planos de expansão do negócio virão de um financiamento de R$ 18 milhões (US$ 9,84 milhões) obtido em 2008 e do caixa próprio do grupo editorial, que está negociando a compra de outras editoras.

A área de livros científicos, técnicos e profissionais, conhecida como CTP, é uma das que mais cresce no mercado editorial. Segundo dados da Câmara Brasileira do Livro (CBL), esse segmento movimentou R$ 472 milhões (US$ 257,9 milhões) em 2008, um aumento de 13,5% em relação ao ano anterior, enquanto o mercado como um todo registrou avanço de 6,5%. O segmento também é cenário de uma concorrência acirrada. No fim de 2009, a Artmed - editora gaúcha que fatura R$ 73 milhões (US$ 40,6 milhões) e principal concorrente do carioca GEN - recebeu aporte do BNDES Par e assumiu o controle da operação da americana McGraw-Hill no Brasil.