04/04/13 16h46

Grupo H.J. Baker compra Fanton e Rumiphos

Brasil Econômico

O grupo H.J Baker anunciou nesta quarta-feira, 3, a aquisição de duas empresas de suplementos minerais no Brasil, a Fanton Nutrição Animal, de Bauru, São Paulo e a Rumiphos, de Paranaíba, Mato Grosso do Sul. Com a compra, a empresa passa a faturar R$ 20 milhões no País, mas espera  ampliar em 50% a receita nos próximos 18 a 24 meses.


Estes são os primeiros passos da empresa no Brasil, onde atua há um ano na pesquisa de mercado com foco em unidades regionais, com baixo custo operacional e serviço próximo do produtor. O grupo, no entanto, não descarta novas aquisições ao longo dos próximos meses e tem interesse em estados como Goiás, Tocantins e a região Nordeste.
 
“Esse mercado de bovinos cresce muito lentamente, depende muito mais de onde você está localizado estrategicamente, e se conseguirmos colocar nossas operações em estados estratégicos o crescimento é muito rápido e pode ser de 20% ao ano”, avalia o presidente da holding no Brasil, Francisco Olbrich.
 
A empresa atua com nutrição animal, fertilizantes e enxofre e no Brasil concentrará seus esforços na pecuária de corte, que hoje responde por 80% dos negócios da empresa, e de leite. “O brasileiro começou a entender que se não fizer isso não vai produzir mais por hectare, que é o que interessa”, afirma o dirigente ao avaliar o mercado para suplementação de gado a pasto.
 
Com as aquisições a empresa a passa a contar com capacidade produtiva de 60 mil toneladas/ ano de suplementos minerais e proteinados no Brasil. Inicialmente serão mantidos os portfólios da Fanton e da Rumiphos, entretanto a empresa deve mudar a marca utilizada no Brasil. A H.J. Baker já prepara a chegada no país de produto voltado para o mercado leiteiro e que será importado da Alemanha.
 
“No mercado de corte não vamos trazer nada. Vai ser tudo desenvolvido aqui dentro, vamos permanecer com os portfólios das empresas, vamos lançar produtos novos e trabalhar com a tecnologia que existe aqui dentro”, esclarece Olbrich.
 
Nos Estados Unidos, sede da companhia, as vendas atingem de 400 mil a 500 mil toneladas /ano de concentrados. Possui nove fábricas nos EUA e uma no Canadá, 310 empregados e um faturamento de US$ 332 milhões em 2012.