09/03/10 10h23

Grupo inaugura unidade de cogeração a partir do bagaço de cana em Porto Feliz

Valor Econômico

O grupo alemão Lanxess inaugura hoje em seu complexo industrial de Porto Feliz (SP) uma usina de cogeração a partir do bagaço de cana. Essa planta deverá garantir a autossuficiência de energia na fábrica paulista, que produz pigmentos de óxido de ferro, o chamado pó xadrez. A unidade terá capacidade para a produção de 4,5 megawatt de potência, suficiente para abastecer 125 mil casas (com quatro habitantes cada), afirmou Marcelo Lacerda, presidente da companhia no Brasil. O projeto, idealizado pelo grupo em 2008, recebeu investimentos de cerca de € 8 milhões.

Esse modelo de cogeração de energia renovável poderá ser adotado no futuro em outras unidades de Lanxess pelo mundo. Na Índia, por exemplo, a unidade geradora de energia poderia ser a partir de casca do amendoim, afirmou Lacerda. Não há, contudo, investimentos em curso neste momento, segundo a empresa.

Segundo o executivo, a Lanxess tem priorizado os projetos de sustentabilidade. Na planta de Porto Feliz, a empresa deverá utilizar 145 mil toneladas de bagaço de cana por ano. "Vamos comprar a matéria-prima de diversos fornecedores da região." A divisão global de negócios de pigmentos da companhia alemã responde por um faturamento de € 1,93 bilhão (dados de 2008), quase 30% da receita total do grupo.