30/04/10 11h23

Grupo mexicano Posadas fará aporte de US$ 350 mi em hotéis

DCI

Maior grupo hoteleiro do México, e considerado  um dos maiores do continente latino-americano, com 114 hotéis e 15,5 mil colaboradores, o gigante grupo Posadas anunciou esta semana que a meta é investir US$ 350 milhões nos próximos cinco anos, dos quais uma fatia considerável virá ao Brasil, onde opera a rede Caesar Park e Caesar Business. A  bandeira One, de perfil econômico, em breve deverá ser lançada no Brasil, a exemplo da do México. Com atuação no País há 12 anos, o Posadas já prevê a construção de três novas unidades, e escolheu as regiões para esse plano de expansão hoteleira: Manaus (AM), Salvador (BA) e Angra dos Reis (RJ).

A meta é ampliar  ainda mais os seus domínios no mercado interno, inclusive com uma megarreforma no Caesar Park de Ipanema, no Rio de Janeiro - considerada hoje  a unidade brasileira de maior faturamento. O Brasil, com 10% das operações físicas (10 hotéis),  responde por uma fatia superior a 20% do faturamento da rede latina.

Com empresas de capital aberto na Bolsa do México, o grupo controlador está por divulgar seus resultados nas próximas semanas, o que obriga a período de silêncio - no qual as companhias de capital aberto não abrem resultados nem projeções. O DCI apurou, porém, que o Brasil tem tido forte desempenho aos olhos da corporação, e que, dos US$ 350 milhões de investimentos previstos no período 2010/2014 para toda a rede hoteleira, uma parcela considerável virá para cá.

Somente a reforma do Caesar Park Ipanema consumirá perto de US$ 12 milhões. Novas unidades estão sendo efetivadas em Manaus e Salvador em 2010, e para o início de 2012 um resort em Angra dos Reis. Em São Paulo, o grupo relançou o programa Fiesta Rewards, uma espécie de programa de fidelidade diferenciado para os seus 2,5 milhões de associados que consumiu US$ 3 milhões em sistemas operacionais e tecnologia para a América do Sul (Brasil, Chile e Argentina).

A missão da operação brasileira é fazer crescer 5% este número, ou seja, agregar mais de 120.000 novos associados às bandeiras Caesar Park e Caesar Business, em São Paulo, São José dos Campos, Guarulhos, Rio e Belo Horizonte, além das unidades de Manaus e Salvador que deverão entrar em operação em julho e setembro próximos, respectivamente.