21/10/20 12h31

Grupo Muffato inaugura quarta unidade em Rio Preto

Com investimentos de R$ 45 milhões e geração de 420 empregos; tecnologia em auto-caixas e escaneamento de produtos são alguns destaques

Diário da Região

Com investimentos de R$ 45 milhões e geração de 420 empregos, foi inaugurado nesta terça-feira, 20, o Super Muffato Damha, quarto empreendimento instalado em Rio Preto desde que a rede paranaense chegou por aqui, há cinco anos. Com conceito premium, a loja traz o que o grupo tem de mais moderno em tecnologia e com previsão de manter os investimentos na cidade pelos próximos anos. "Temos um mapeamento e achamos que há potencial para algumas regiões da cidade, que ainda vão continuar distantes das nossas quatro lojas", afirmou o diretor Ederson Muffato.

Segundo ele, Rio Preto tem capacidade para abrigar mais uma loja do grupo, entretanto, antes de fazer um novo investimento na cidade - que está previsto - é preciso que a loja atual, que acaba de ser inaugurada, tenha seu processo de maturação. De acordo com Ederson, o terreno onde está instalado o novo supermercado foi comprado há dois anos e meio, em função do potencial da região, mas a decisão foi investir primeiro no atacarejo, o Max Muffato, da região norte.

O plano de investimentos da rede na região noroeste paulista previu quatro empreendimentos neste ano. Apesar dos desafios impostos pela pandemia do coronavírus, que dificultaram ainda mais as operações, os planos foram mantidos. Já foi inaugurada uma loja em Votuporanga, duas em Catanduva, a de Rio Preto e um empreendimento no formato atacarejo está sendo construído em Fernandópolis; atualmente a obra está em fase de terraplanagem. "Foi desafiador. No começo ficamos assustados. Em relação à loja de Rio Preto pensamos em segurar, mas entre abril e maio decidimos fazer. Foi um desafio maior em função das restrições, funcionários com afastamento. Teve um custo maior e a obra atrasou entre 35 e 40 dias", disse.

A unidade do Super Muffato JK também está passando por reformas para ficar com o conceito mais parecido com a unidade do Damha. Segundo Ederson, o açougue está sendo reformulado, está sendo criado um espaço de itens saudáveis, assim como o aplicativo shop & go. Os investimentos são de ordem de R$ 4 milhões e as novidades devem representar mais 25 empregos, chegando num total de 425 pessoas.

Tecnologia

Entre os itens tecnológicos que marcam a unidade do Damha, que segue a mesma linha da loja Santa Felicidade, em Curitiba, premiada em Nova York com a conquista do "Awards 2020 Gold Winner, os destaques são os check outs (os caixas). Segundo Ederson, há quatro modelos. O convencional conta com tecnologia alemã e há o auto-caixa (sem operador) voltado a pequenas compras (até 15 itens). "A novidade é o auto-caixa para compras grandes, em que os itens passam por um túnel com escaner", diz.

Além disso, clientes que participarem do programa de fidelidade Clubefato podem fazer compras pelo sistema Shop & Go. O consumidor baixa um aplicativo no telefone celular, faz o cadastro do cartão e crédito e escaneia, por conta própria, os itens de sua compra. Depois, passa num espaço para retirar o cupom fiscal, emitido pelo equipamento através de um QR Code. Um funcionário apenas confere a operação.

A loja conta ainda com um painel omnichannel, a prateleira infinita, que permite ao cliente a compra de itens eletroeletrônicos que não estão fisicamente na loja e que podem ser escolhidos em uma grande tela digital, inclusive com ajuda de vendedor. As compras por delivery podem ser feitas pelo app da rede ou por whatsapp e entregues em casa ou retiradas no Click&Collect.

Alameda

A unidade do Dahma conta ainda com uma academia que deve ser inaugurada em dezembro pela rede ARX Concept, uma lotérica, pet shop, loja de roupas infantis, de calçados, de aromatizantes, acessórios para celular, além de uma unidade do Zappa´s. Há ainda duas operações de alimentos já funcionando, um espaço reservado e outro ainda vago. "Tivemos uma dificuldade maior com o pessoal da alimentação, que sofreu muito na pandemia. Muita gente tinha reservado espaços e acabou ficando receosa. Entendemos".

O supermercado ocupa uma área de 13 mil metros de área construída e 4 mil metros de área de vendas. O mix conta com 40 mil itens, incluindo adega, açougue, espaço para sushi e pamonha. Um dos diferenciais é o espaço destinado aos itens saudáveis - 5 mil produtos entre secos, resfriados e congelados, destinados a pessoas com intolerâncias, que fazem dietas restritivas e que são adeptas do veganismo. Uma nutricionista fica à disposição no local para tirar dúvidas dos clientes.

Novas lojas

Duas outras redes vão inaugurar lojas em Rio Preto. A rede Amigão tem perspectiva de abrir sua unidade no shopping Cidade Norte até o fim do ano, e o Sam´s Club, que vai ocupar o prédio onde era o Walmart, ainda não tem data definida.

fonte: https://www.diariodaregiao.com.br/economia/2020/10/1210206-grupo-muffato-inaugura-quarta-unidade-em-rio-preto.html