28/10/08 16h00

Grupo Pasquini & Santos traça ambicioso plano de expansão

Gazeta Mercantil - 28/10/2008

O grupo Pasquini & Santos - detentor das marcas de vestuário Acostamento (act), Zil, Vicinal e Stereo - está lançando um programa de franquias para abrir três unidades no próximo ano. A estratégia faz parte de um ambicioso projeto de expansão da empresa que planeja para 2009 colocar sua marca em mais de 300 novos pontos-de-venda multimarcas e abrir uma nova loja própria monomarca da act, além das franquias. Atualmente, o grupo tem três lojas próprias: duas da act - no MorumbiShopping, na capital, e no RioPreto Shopping, no interior paulista - e uma da Zil, na rua Oscar Freire, uma das mais badaladas da cidade de são Paulo, no bairro Jardins. Segundo Hector Santos, sócio e diretor de marketing do grupo, as cerca de 1,2 milhão de peças produzidas por ano estão à venda em aproximadamente dois mil pontos-de-venda multimarcas em todo o Brasil. A fábrica fica em São José do Rio Preto e tem 7 mil m2 de área construída em um terreno de 10 mil m2. Para dar início às franquias, o grupo está analisando mais de 40 candidatos prospectados, com interesse especial nos mercados de Brasília, Porto Alegre, Curitiba e Salvador. "O franqueado é como um sócio, é preciso escolher bem", declara Santos, explicando que as propostas que recebeu dessas regiões foram as dos candidatos que mostraram os perfis mais adequados. A princípio serão abertas somente franquias da grife act, mas Santos pretende ampliar o programa também para as marcas Vicinal e Zil. Cada franquia vai custar de R$ 300 mil (US$ 136,4 mil) a R$ 500 mil (US$ 227,3 mil). A loja terá que ter um mínimo de 60 m2 e o estoque inicial deverá ser de duas mil a três mil peças. O grupo Pasquini & Santos foi fundado por Hector e seu amigo Rariton Pasquini, na cidade de São José do Rio Preto, em 1993. Eles começaram o negócio confeccionando peças de camisaria e saiam, de moto, para vender a produção nas cidades do interior. No caminho, paravam no acostamento para orar pelas boas vendas e foi daí que surgiram as marcas "Acostamento" e "Vicinal". Os investimentos em 2008 estão sendo 30% maiores que em 2007 considerando os gastos com formatação da franquia, gestão e novas tecnologias. Para 2010, a estratégia do grupo é abrir mais cinco lojas da Act, sendo uma própria, em São Paulo, e mais quatro franquias. Os jovens empresários também já pensam em exportar para o mercado europeu. Santos acredita que para isso a marca mais indicada é a Zil porque tem o apelo do produto brasileiro, de "Brazil". A loja dessa marca nos Jardins fica ao lado do hotel Emiliano, e, segundo Santos, vários estrangeiros que se hospedam ali compram na loja e um dos clientes que trabalha com moda já manifestou interesse em levar a grife para a Europa. O empresário prevê para 2009 um crescimento de 20% no faturamento. "Poderemos chegar a até 30%, mas estamos cautelosos quanto à crise", avalia ele.