11/05/11 11h57

Gtex compra Scarlat e avalia mais aquisições

Valor Econômico

A Gtex, empresa de produtos de higiene e limpeza controlada pelo fundo de "private equity" Actis, adquiriu o controle da Scarlat, uma das mais tradicionais companhias brasileiras de produtos para casa. A operação envolveu a assunção de dívida de R$ 40 milhões (US$ 25 milhões), além de uma troca de ações. Os controladores da Scarlat passaram a deter 6% da Gtex. Com o negócio, a Gtex passa a ter um faturamento anual de R$ 500 milhões (US$ 312,5 milhões), tornando-se líder na produção de amaciante para roupas no país, com 58% de participação - incluindo nessa conta a produção para terceiros.

Com fábrica em Suzano (SP), a Scarlat foi criada pelo empresário Alberto Escarlate em 1966 e soma mais de 70 itens no portfólio. A Baby Soft, de amaciantes e sabonetes, é a principal marca da empresa e a sua aquisição foi o que motivou a Gtex a avançar nas negociações. O faturamento da Scarlat em 2010 foi de R$ 165 milhões (US$ 93,8 milhões), um crescimento de cerca de 14% sobre o ano anterior. No fim do ano passado, a empresa planejava se expandir 15% em 2011, acima da média de 10% a 11% estimada pelo mercado.

Dona das linhas de produtos Urca, Amazon H2O e UFA, a Gtex vai iniciar uma reorganização das marcas. A ideia é dividir os negócios da empresa dentro de diferentes segmentos de atuação para evitar canibalização e criando produtos de abrangência nacional. Enquanto os amaciantes Urca focarão o segmento de produtos com preço mais combativo, a Amazon continuará a explorar a categoria de produtos ecológicos e a Baby Soft será uma linha de maior valor agregado para públicos mais abastados. Ao mesmo tempo, marcas regionais e com vendas elevadas serão preservadas, como a Rio, presente no mercado carioca, segundo Maurício Giamellaro (ex-Unilever e ex-Recckitt), presidente da Gtex desde novembro, data da entrada da Actis na empresa. Além disso, a empresa ainda continua a analisar novos ativos. "Não descartamos nada que faça parte da cesta de limpeza doméstica", diz Chu Kong, sócio da Actis. A meta é alcançar, com o crescimento orgânico e com as aquisições, uma companhia com vendas de R$ 1 bilhão (US$ 625 milhões) nos próximos cinco anos.

Com essa aquisição, a Gtex se torna a indústria que mais produz amaciantes no Brasil, tanto para suas marcas como para terceiros. Sua produção passará a 24 milhões de litros ao mês (288 mil toneladas anuais), equivalente a 58% da produção total estimada para o segmento em 2010. Esse mercado vendeu 475,8 mil toneladas em 2009, segundo a Abipla, associação do setor, e cresceu 3% em volume no ano passado, pelas estimativas da indústria.

Em faturamento, porém, a situação é diferente. Segundo dados da Nielsen, obtidos pelo Valor, os amaciantes Baby Soft chegaram a ocupar, durante dois bimestres de 2010, a terceira colocação entre os itens mais vendidos em mercados como o interior de São Paulo e Rio de Janeiro e Minas Gerais. Mas a liderança nacional é ocupada pela Unilever, e suas marcas Comfort e Fofo, com 25% da receita do setor.