11/10/13 16h00

Guarujá entrega documentação para implantar Centro de Inovação Tecnológica

Diário do Litoral

O subsecretário estadual elogiou a iniciativa da prefeita Antonieta em se dedicar para as questões de ciência e tecnologia

Um Centro de Inovação Tecnológica com laboratórios de desenvolvimento, serviços de apoio, ações para certificação de qualidade e formação de mão de obra especializada será implantado em Guarujá. E na última terça-feira (8), mais uma etapa deste processo foi vencida. A Prefeitura entregou a documentação necessária para a formalização do convênio entre o Município e o Governo do Estado para a implantação do órgão ao subsecretário de Ciência e Tecnologia Marcos Cintra, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

A entrega foi feita pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário, Adilson Luiz de Jesus, que estava acompanhado do secretário adjunto de Desenvolvimento Tecnológico e Logístico, Adilson Cabral e do diretor de Desenvolvimento Empresarial, Comércio e Serviços, Luiz Carlos Pacheco. Guarujá faz parte de um grupo seleto de 25 cidades que vão receber a iniciativa. Após a aprovação da documentação, a etapa seguinte será a celebração de convênio com o Governo Municipal. A finalidade é repassar recursos financeiros para a realização de um Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica do Centro de Inovação de Guarujá.

Os representantes do Município apresentaram ao subsecretário estadual o forte ciclo de desenvolvimento econômico que a Cidade tem vivido, com os grandes projetos de infraestrutura que estão em andamento, como a expansão portuária e retroportuária, a construção da Avenida Perimetral, a implantação do Aeroporto Civil Metropolitano, que está em vias de conquistar sua outorga, além das empresas que estão se instalando na Cidade por conta da cadeia de petróleo e gás. “Neste sentido, a nossa governante entende que é urgente o desenvolvimento de políticas públicas que estimulem a produção de conhecimento científico e tecnológico para que os benefícios gerados sejam plenamente aproveitados pela população”, assegurou o secretário adjunto.

O secretário adjunto de Desenvolvimento Tecnológico e Logístico acrescentou que uma das diretrizes da Administração é promover a aproximação entre os segmentos econômicos da Cidade (Porto, Retroporto, Aeroporto, Petróleo e Gás, Náutica e Naval, Turismo) e o meio acadêmico. “A implantação de um Centro de Inovação Tecnológica nos moldes propostos pelo Governo do Estado facilitará este processo”, salientou.

Para o subsecretário estadual Marcos Cintra, a atitude de Guarujá foi proativa. Ele elogiou a iniciativa do Governo Municipal em se dedicar para as questões de ciência e tecnologia e destacou a importância destas políticas públicas para o adequado crescimento econômico das cidades e regiões. Cintra informou que a Secretaria Estadual analisará a documentação para que em breve Estado e Município possam dar continuidade ao processo.