Guilherme Afif fala sobre PPP como alavancador do desenvolvimento social
Hospitalar Online
A IV Jornada Internacional Parceria Público-Privada da Federação Brasileira de Administradores Hospitalares (FBAH) iniciou no primeiro dia da HOSPITALAR com o vice-governador do Estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, palestrando sobre o PPP como instrumento alavancador do desenvolvimento social.
Durante a apresentação, Afif destacou que este é o momento que o Brasil tem para aproveitar as oportunidades consequentes da crise no exterior. "São Paulo é o 18º país do mundo. Somos o maior PIB, temos a Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile juntos em um mesmo território. Temos que usar nossa tradição em PPP e aproveitar essa momentânea janela internacional para crescermos".
Vários projetos de PPP foram apresentados como soluções para elevar o Brasil a outro patamar econômico, priorizando projetos que beneficiem o coletivo ao invés do individual, como o Ferroanel (transporte sobre trilhos) e o Busão Aéreo (sistema de aviação regional que beneficia 30 pontos do Brasil). "São Paulo é o melhor exemplo em termos de PPP. De 20 estradas referências no Brasil, 19 estão em São Paulo e três foram feitas em esquema PPP: Alto Tietê, Linha 4 metrô, e Linha 8 CPTM", afirmou o vice-governador.
Afif também apresentou propostas na área da saúde, como o investimento em infraestrutura da nova Unidade de Produção de Américo Brasiliense, operação e manutenção da planta fabril para pesquisa, desenvolvimento e distribuição de medicamentos; construção e administração de quatro novos hospitais no Estado de São Paulo; além da operação, adequação, equipagem e manutenção do Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo.