08/04/13 12h20

Harald terá uma segunda fábrica

Valor Econômico

A Harald, maior fabricante de cobertura de chocolate do país, vende seu produto com a marca Melken a indústrias de alimentos, padarias, confeitarias e sorveterias. Agora, investe para conquistar o pequeno, mas atraente mercado gourmet e vai abrir uma segunda fábrica no interior de São Paulo.

Fundada há 30 anos, a Harald é comanda por Ernesto Ary Neugebauer, neto dos fundadores de uma outra fábrica de chocolates, a Neugebauer, fundada em 1891 no Rio Grande do Sul. Em 2012, a Harald faturou R$ 469,5 milhões, 16% superior ao ano anterior. Para 2013, projeta expansão de 12% na receita e de 8% em volume, para 70 mil toneladas.

Com fábrica em Santana de Parnaíba (SP), a Harald vai construir uma nova unidade em São João da Boa Vista (SP). As obras começam no último trimestre deste ano e a conclusão é prevista para o final de 2014. Para a fábrica nova, serão transferidas algumas linhas de produtos que estão mais demandados. "Temos muitas ideias e algumas pesquisas em andamento", diz o diretor comercial da Harald, Jacob Cremasco, sem dar maiores detalhes.

Neste ano, a empresa vai investir R$ 20 milhões em equipamentos para aumento de capacidade e lançamentos, usando financiamentos de longo prazo de bancos. Outros R$ 10 milhões, oriundos de recursos próprios e previstos no orçamento, serão gastos em marketing e recursos humanos em 2013.

Com a nova marca Unique, que consumiu dois anos de pesquisas, a Harald está de olho em chefs de restaurantes, hotéis cinco estrelas, padarias artesanais e empresas relacionadas à alta gastronomia. O novo produto é feito com cacau de quatro diferentes "terroirs" brasileiros - de fazendas no sul da Bahia e das regiões do alto e baixo rio Amazonas, no Pará. "O manejo é especial. Em alguns trechos do Amazonas a colheita é feita de barco", diz Cremasco.

Com a Unique, a Harald terá como principal concorrente o grupo franco-belga Barry Callebaut, que disputa o mercado gourmet brasileiro com os produtos importados Callebaut e Cacao Barry. Maior fornecedora mundial de chocolates no atacado, com 40 fábricas, a Barry Callebaut fez no Brasil o caminho inverso da Harald - começou pelo segmento gourmet e desde 2010 entrou no mercado de produto básico. Produz esse tipo de chocolate, com a marca Sicao, em Extrema (MG). Esta marca também é vendida na China, na Polônia, no México e em Cingapura.

Nos últimos dois anos, a Barry Callebaut Brasil cresceu 25% ao ano. "A base é muito pequena e representa cerca de 2% do mercado total de transformação, mas estimamos que haverá crescimento forte impulsionado por eventos como a Copa", diz o gerente da divisão gourmet da Barry, Plínio de Freitas, referindo-se ao campeonato mundial de futebol de 2014.

A Harald tem uma equipe de 15 pessoas especializadas em vendas para o mercado gourmet. Um deles é o "chef chocolatier" espanhol Javier Guillen, que trabalha com exclusividade para a Harald. Seu papel é estimular a criatividade dos potenciais clientes.