31/07/25 13h56

Heineken lança programa para fortalecer negócios de bebidas nas favelas paulistas

Negócios envolvidos na produção, comercialização ou prestação de serviços podem participar

Mercado e Consumo

Com foco em fortalecer pequenas empresas das periferias da capital paulista, o Grupo Heineken uniu forças com a Escola de Negócios da Favela (ENF) para lançar o programa de aceleração “Negócios de Responsa”, dedicado a empreendedores que atuam no segmento de bebidas alcoólicas e não alcoólicas.

Negócios envolvidos na produção, comercialização ou prestação de serviços podem participar. A iniciativa tem como propósito impulsionar o desenvolvimento dessas empresas e fomentar práticas sustentáveis, ampliando as possibilidades de crescimento no mercado.

“Nosso principal objetivo com o programa de aceleração é fortalecer quem já está fazendo a diferença. Gente que movimenta a economia local, que gera renda e que transforma a realidade ao redor”, diz Rafael Rizzi, diretor de Heineken de Spin.

O programa tem início previsto para agosto e contará com uma jornada de capacitação que inclui visitas guiadas aos centros produtivos do Grupo Heineken em São Paulo, nas cidades de Jacareí, Campos do Jordão e Itu. Os participantes também terão acesso a workshops e mentorias conduzidos por especialistas do setor. Entre os módulos da formação estão:

diagnóstico da maturidade do negócio;
ferramentas de gestão e planejamento;
marketing digital e construção da identidade de marca;
estratégias para crescimento e sustentabilidade;
formalização e aspectos legais.

Também serão oferecidas mentorias presenciais no escritório da companhia, na Vila Olímpia. Nesta ação, a Escola de Negócios da Favela será responsável pela seleção, acompanhamento e formação dos empreendedores junto ao time da Heineken.

“Nas favelas e periferias, o segmento de bebidas é potente e diverso. Este projeto, com ENF e HEINEKEN, valoriza a produção artesanal, oferece formação empreendedora, conecta talentos ao mercado e descomplica o acesso para quem transforma cultura local em oportunidade”, diz Cleo Santana, diretora da Escola de Negócios da Favela.

 

Fase final

A jornada de capacitação terá duração de aproximadamente seis meses, e os empreendedores serão avaliados com base no engajamento nas atividades, progresso em diversas áreas do negócio e comprometimento.

Ao final do programa, os participantes apresentarão seus negócios a uma banca de investidores, abrindo espaço para novas oportunidades. O empreendedor com melhor desempenho seguirá com o acompanhamento do Grupo Heineken em 2026 e poderá receber investimentos da Heineken Spin.

 

Fonte: https://mercadoeconsumo.com.br/31/07/2025/destaque-do-dia/heineken-lanca-programa-para-fortalecer-negocios-de-bebidas-nas-favelas-paulistas/