21/10/08 11h04

Helibras inicia seleção de fornecedores

Valor Econômico - 21/10/2008

Enquanto se discutem os efeitos da crise, silenciosamente a gigante aeroespacial européia EADS (European Aeronautics Defense and Space) deu início ao processo de classificação de fornecedores do Super Cougar, o helicóptero que será produzido no Brasil, a partir de um pedido de 51 unidades que o governo brasileiro deverá referendar até dezembro. Em processo de expansão da capacidade na fábrica instalada em Marselha, na França, única do mundo que produz o mesmo modelo, a Eurocopter, divisão de helicópteros da EADS, acompanha a estratégia do grupo europeu de diversificar as bases de produção, investindo mais nos mercado emergentes. O processo de qualificação de fornecedores brasileiros começou com um encontro com fabricantes de componentes. A partir daí, a matriz da empresa, na França, enviou formulários. As empresas que se consideram em condições de fornecer peças para o novo helicóptero já começaram a enviar os formulários preenchidos . Os fornecedores em potencial são praticamente os mesmos que abastecem a Embraer. Por isso, grande parte tem fábricas na região do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, onde está instalada a fabricante de aviões brasileira. O Brasil é um dos países que integra a estratégia da EADS de expandir as operações fora da Europa. Hoje, além das unidades européias na França, Alemanha e França, o grupo produz helicópteros nos Estados Unidos, Austrália e China, além do Brasil. O Super Cougar foi lançado na Europa há um ano. O modelo brasileiro será produzido na Helibras, uma empresa instalada em Itajubá (MG). Embora não comente o assunto, o grupo EADS está prestes a comprar as ações que o grupo de investimentos Bueninvest tem na Helibras. Isso elevará sua participação na empresa dos atuais 45% para 70%. O governo mineiro tem 25%. A mudança na participação acionária ocorre no momento em que o novo projeto industrial demanda mais recursos. Estima-se um investimento em torno de 350 milhões de euros no projeto do novo helicóptero. A EADS decidiu dar ao helicóptero brasileiro a denominação de de EC 725 BR, embora o mercado tenha se habituado a chamá-lo de Super Cougar, o mesmo apelido que leva na Europa. Com capacidade para 22 passageiros, o Super Cougar custa em torno de US$ 25 milhões a US$ 30 milhões, dez vezes mais que o pequeno Colibri, produzido no Brasil há 30 anos.