26/04/13 12h28

Hitachi faz parcerias e reforça oferta de serviços

Valor Econômico

Companhias de diferentes setores podem ter a mesma demanda em comum, mas vão administrar essa necessidade de formas diversificadas. A necessidade das empresas em obter serviços e softwares mais adaptados às suas realidades particulares não passou despercebida pela Hitachi Data Systems (HDS), braço de tecnologia da informação do grupo Hitachi. A empresa reforçou investimentos no desenvolvimento de tecnologias capazes de auxiliar os grupos a administrar melhor a quantidade excessiva de informações que geram diariamente.

"O volume de dados que as companhias produzem cresce exponencialmente. É cada vez mais importante desenvolver ferramentas que ajudem as companhias a extrair com mais eficácia as informações", afirmou John Mansfield, vice-presidente global de estratégia e desenvolvimento da Hitachi Data Systems. Em sua primeira visita ao Brasil, o executivo disse que a meta para o mercado brasileiro é ampliar a base de clientes e se aproximar de setores que ainda atende de forma tímida.

Para isso, a HDS reforça o número de parceiros e desenvolve serviços de segurança, armazenagem de dados e sistemas integrados de inteligência ("business intelligence") adaptados para atender a setores específicos. Além de ampliar as parcerias com integradoras de sistemas, a companhia fechou acordo com duas grandes operadoras de telecomunicações - cujos nomes são mantidos em sigilo.

"A meta é crescer de forma acelerada por meio de parcerias com companhias de serviços que possuem uma base ampla de clientes empresariais", disse. Além de operadoras, a HDS também avalia parcerias com bancos e outros setores de serviços. De acordo com Mansfield, esse tipo de acordo é comum em outros países, mas começa a ser feito no Brasil só agora.

A Hitachi Data Systems também reforçou no país a oferta de software e serviços adaptados por setor. Entre os setores alvos estão os de infraestrutura, energia, óleo e gás, telecomunicações, financeiro, mídia e saúde.

O executivo disse ainda que a subsidiária brasileira tem realizado mais pesquisa e desenvolvimento de tecnologias em conjunto com outras unidades da Hitachi Data Systems. No ano passado, a HDS instalou uma fábrica em Hortolândia (SP) para a produção de armazenamento de dados, onde também é feito o desenvolvimento de softwares e serviços. A unidade faz parte de um plano de investimentos do grupo Hitachi no Brasil que vai até 2015 e conta com aportes de US$ 300 milhões.

Em maio, disse Mansfield, uma nova linha de serviços será anunciada globalmente, alguns dos quais foram desenvolvidos no país. Algumas dessas tecnologias podem ser acessadas remotamente por internet (na chamada nuvem) e possibilitam sincronizar bancos de dados compartilhados em diferentes equipamentos.

Na unidade de Hortolândia, a companhia também iniciou a produção de equipamentos de armazenagem de dados, disse Pedro Saenger, vice-presidente da Hitachi Data Systems para a América Latina. A meta da companhia é iniciar as exportações de parte da produção para outros países da América do Sul até o fim do ano.

Nos nove primeiros meses do ano fiscal de 2012, concluídos em 31 de dezembro, a HDS reportou uma receita de US$ 14,28 bilhões e um crescimento de 18% em relação ao mesmo intervalo do ano fiscal anterior. Boa parte do crescimento, de acordo com os executivos, foi registrada em mercados emergentes, incluindo Brasil, Rússia, Índia e China (BRIC).

Saenger disse que a América Latina apresentou um crescimento expressivo no ano passado e, para este ano, a expectativa também é de resultados positivos na região. Os mercados latino-americanos que apresentam maior potencial de crescimento são México, Colômbia, Peru e Brasil.