04/03/10 10h55

Holcim estuda aquisições ou novas fábricas no Brasil

Valor Econômico

A Holcim, segunda maior fabricante de cimento do mundo, disse ontem estar confiante de que a demanda permanecerá vigorosa nos mercados em desenvolvimento, mas que as vendas na Europa e nos Estados Unidos continuarão fracas este ano. Markus Akermann, executivo-chefe, disse que a Holcim em breve terá que considerar uma expansão no Brasil, através de aquisições ou a construção de uma ou duas novas unidades de produção, para atender a demanda prevista para os próximos quatro anos (no país, a empresa é a quinta maior fabricante de cimento).

Analistas elogiaram os rígidos controles de custos e cortes nos investimentos, implementados este ano com o objetivo de reforçar o forte balanço da Holcim.  Controle dos custos, redução dos investimentos e um melhor gerenciamento de caixa reforçaram o balanço e companhia e permitiram uma redução de 1,2 bilhão de francos suíços (US$ 1,12 bilhão) no endividamento líquido, para 13,8 bilhões de francos suíços, enquanto o fluxo de caixa melhorou.

Num reflexo dessa confiança cautelosa, a Holcim reintroduziu um dividendo em dinheiro de 1,50 franco suíço por ação, depois da decisão do ano passado de conservar recursos, pagando um certificado de dividendo. As vendas caíram 16% no ano passado, para 21,1 bilhões de francos suíços, embora a queda tenha sido mais moderada, de 10%, quando ajustada ao câmbio e às aquisições e desinvestimentos. O lucro líquido caiu 17,5% para 1,47 bilhão de francos suíços. O ritmo do declínio das vendas diminuiu no quarto trimestre, com as receitas caindo quase 8% para 5,4 bilhões de francos suíços, enquanto o lucro líquido saltou para 271 milhões de francos suíços na ausência de itens excepcionais.

Analistas atribuíram os números menores que os esperados do quarto trimestre às dificuldades encontradas na Europa, mas elogiaram os esforços de corte de custos e gerenciamento de caixa do grupo. A Holcim superou confortavelmente sua meta de redução dos custos fixos em 600 milhões de francos no ano passado, com uma redução de fato de 857 milhões de francos suíços.