23/10/12 09h25

Honda amplia fábrica e revela lançamentos

AutomotiveBusiness

Nos próximos meses vêm Civic 2.0 e CR-V flex, mais tarde haverá SUV compacto

A Honda anunciou na segunda-feira, 22, os planos para fortalecer sua estrutura e capacidade de pesquisa e desenvolvimento na área de automóveis. A informação foi dada durante a entrevista coletiva da fabricante no primeiro dia dedicado à imprensa do Salão do Automóvel. Com investimento inicial para os próximos dois anos de R$ 100 milhões, as instalações e equipamentos da área de P&D da montadora serão renovados. Uma nova área será construída até o segundo semestre de 2013 na unidade de Sumaré (SP).

A fábrica quer atingir nos próximos cinco seu segundo milhão de unidades, numa espécie de “15 anos em 5”, já que a milionésima unidade saiu de lá em agosto deste ano, uma década em meia após a inauguração da unidade. Segundo a empresa, a nova área aumentará o número de colaboradores na área de P&D e, portanto, a capacidade de elaborar produtos específicos para o mercado local.

“A decisão de reforçar nossa capacidade de P&D no Brasil foi feita com base no compromisso da Honda de oferecer produtos que agradem aos clientes locais”, disse Masahiro Takedagawa, presidente da Honda South America. O primeiro resultado desta nova estrutura é o Honda Fit Twist, com uma série de mudanças estéticas e de acabamento para atender ao mercado local.

NO SALÃO, VÁRIOS LANÇAMENTOS
Além do Fit Twist, que estará à venda em novembro, a Honda anunciou a chegada em fevereiro de 2013 do Civic com motor 2.0 flex de até 155 cv que dispensa o reservatório de gasolina para partida a frio (a versão 1.8 permanecerá no carro de entrada, LXS). No mês seguinte chegará o utilitário CR-V equipado com a mesma tecnologia, batizada pela Honda de Flex One.

“A programação e o módulo eletrônico são da Keihin. A Bosch fornece as velas aquecedoras e o heater, componente que libera amperagem para aquecer essas velas”, afirma o engenheiro e relações-institucionais da Honda, Alfredo Guedes Júnior. Em 2013 haverá também a versão Special Edition do sedã City.

Em 2014 virá a versão renovada do monovolume Fit e um utilitário esportivo compacto. Também em 2014 voltará ao mercado o Civic Si, mas importado dos Estados Unidos na versão cupê e equipado com motor 2.4 de 201 cv. Outro passo ousado da Honda é a importação, a partir de 2015, de três modelos da marca Acura: o esportivo NSX, o sedan ILX e o utilitário esportivo RDX: “Há cerca de 25 anos eu participei do desenvolvimento do NSX”, recordou orgulhoso o presidente mundial da Honda, Takanobu Ito.