10/04/15 11h57

Honda conclui construção de fábrica em Itirapina

Testes de produção iniciam no 2º semestre; inauguração será no fim do ano

Automotive Business

A Honda anunciou a conclusão das obras de construção civil de sua nova fábrica em Itirapina (SP), onde produzirá o Fit. O vice-presidente da empresa no Brasil, Eigi Miyakuchi, recebeu na quinta-feira, 9, uma chave da construtora que simboliza a entrega dos prédios, a quase 200 quilômetros da capital paulista e a 100 quilômetros da unidade da montadora em Sumaré.

“Já se passaram 16 meses de muito trabalho e dedicação das equipes da Honda, da construtora Toda e de todos os demais fornecedores e parceiros envolvidos nessa empreitada. A fábrica de Itirapina representa o nosso compromisso de longo prazo com o Brasil e, por isso, é uma grande alegria constatar a conclusão de mais um grande passo para a realização desse sonho”, afirmou em nota o executivo.

A unidade está recebendo investimento de R$ 1 bilhão, aplicado desde a aquisição do terreno de 5,8 milhões de metros quadrados, passando por obras civis e a compra de equipamentos. Desenhada para seguir o modelo de estruturação da mais moderna fábrica de automóveis da Honda no Japão, a nova unidade segue agora para a instalação de todos as máquinas e equipamentos para dar início aos testes de produção no segundo semestre e sua inauguração está prevista para o fim deste ano.

Com a nova fábrica, que empregará cerca de 2 mil funcionários para a montagem do Fit, a Honda dobrará sua capacidade de produção no Brasil, passando de 120 mil para 240 mil unidades por ano. A empresa prevê também acelerar o desenvolvimento local de veículos para reforçar seu portfólio no mercado brasileiro.