17/02/14 17h03

HP inaugura centro em Araraquara integrado à rede mundial de desenvolvimento de aplicações

Unidade faz parte do IDS (Industrialized Delivery System), rede global de mais de 350 centros que trabalham de forma colaborativa para desenvolvimento e gestão de aplicações

Investe São Paulo
Divulgação
Luciano Almeida ressaltou os pontos positivos do novo empreendimento

 

A HP Enterprise Services, com operações em Araraquara desde 2005, inaugurou nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, em Araraquara um novo centro que fará parte de sua rede global IDS (Industrialized Delivery System). Representando o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, o presidente da Investe SP, Luciano Almeida, participou do evento.

“São Paulo já concentra os mais importantes polos de desenvolvimento tecnológico do país e 86% de todos os recursos investidos em Pesquisa e Desenvolvimento. Por isso, investimentos de uma empresa com o potencial da HP só reforça a ideia de que somos o melhor estado para investimentos no setor”, ressaltou o executivo.

Em uma instalação mais moderna e com ótima localização, o centro tem estrutura para atender a demandas globais e foi projetado para suprir as necessidades de desenvolvimento, transformação e gestão de aplicações dos clientes de diversos segmentos de mercado.

“Com a inauguração deste novo Centro, que passa a fazer parte da rede global de desenvolvimento da HP, elevamos os níveis de serviço e de entrega para os clientes e também nossa competitividade”, afirma Luciano Corsini, presidente da HP Brasil e Vice-Presidente da HP Enterprise Services. “Temos na região profissionais de excelente qualidade, capazes de tirar proveito do compartilhamento de conhecimento para criar aplicações ainda melhores para nossos clientes”, avalia o executivo.

Escolhida para sediar o centro de desenvolvimento pela proximidade com universidades, polos tecnológicos e fácil acesso à sede da HP em São Paulo, Araraquara passa a ser essencial na estratégia de aplicações da empresa no País. Além disso, será foco de investimento em pessoas e infra-estrutura, fundamentais para atender à expectativa de crescimento do mercado de industrialização de sistemas e software.

Espera-se que o quadro de funcionários do novo centro aumente em cerca de 30% ao longo do próximo ano, com a abertura de vagas como desenvolvedor de aplicações, gerente de projetos e arquitetos de aplicações. A HP estima também o crescimento em certificações organizacionais (ISO 20000 e CMMI), certificações profissionais e maior desenvolvimento do programa de estágio, em parceria com universidades da região.

Globalmente as empresas estão trabalhando para transformar seu portfólio de sistemas e acelerar os avanços na nuvem, mobilidade, mídias sociais e tecnologias habilitadas por aplicações. Ao criar e promover um portfólio de aplicações integradas, as organizações serão mais capazes de responder e atender a demandas ao mesmo tempo em que impulsionam a inovação, crescimento e entregam maior valor.

“Aplicações desempenham um papel fundamental em ajudar as empresas e os governos a responderem às necessidades dos clientes e cidadãos, com acesso seguro e contínuo à informação, ferramentas de negócios e processos a partir de qualquer lugar do mundo”, explica Jose Roberto Cordeiro, diretor de negócios da HP Enterprise Services. “A integração do novo centro com IDS’s do mundo todo oferece aos clientes consistência de qualidade, integração e gestão de conhecimento, o que torna a entrega de aplicações ainda mais eficiente”, garante.

Conexão global entregando resultados aos clientes

"Não existe um único fornecedor que possa superar sozinho as complexidades de programas de envolvimento móvel de hoje. Cada tipo de fornecedor carrega sua própria bagagem e conceitos, adquiridos na era pré-mobilidade, com conjuntos de habilidades de canal único, processos de desenvolvimento em cascata e foco em um comprador - ou TI ou o negócio. Mas as empresas precisam de algo mais", escreveram John McCarthy, vice-presidente e analista principal, e Ted Schadler, vice-presidente e analista principal, em um relatório da Forrester. "Um provedor de engajamento móvel deve ter um portfólio completo de competências de engajamento e de gestão para ajudar a construir e entregar grandes experiências móveis em escala global." 

O IDS se baseia em práticas bem sucedidas, métodos e recursos obtidos das equipes de entrega em diferentes localizações da HP, com uma maior padronização, influência e colaboração que impulsionam a qualidade e serviços mais inovadores para os clientes HP. Aplicações desenvolvidas dentro do sistema global da HP usam melhores práticas e experiências de sucesso, serviço de ponta a ponta e treinamento e desenvolvimento dos profissionais envolvidos.

“O centro em Araraquara, agora um Global Delivery Center, irá oferecer serviços de gestão de informação e análise para desbloquear o poder de big data, conectando pessoas, ideias e processos para melhorar a mensuração de negócios e tomada de decisões”, afirma Corsini. “Ao avaliar, racionalizar, modernizar e gerenciar as aplicações, as empresas podem responder aos desafios e oportunidades mais importantes da atualidade”.

O IDS permite ainda maior transparência no desempenho de entrega, usando métricas padrão para medir a performance e impulsionar a melhora contínua, automação e inovação, com colaboração e uma plataforma de gestão do conhecimento.  O novo centro foi criado para proporcionar o desenvolvimento de aplicações e serviços de gerenciamento de aplicações para ajudar os clientes a criar novas aplicações que podem aumentar sua eficiência operacional, reduzir custos e ajudá-los a melhorar os seus resultados de negócios.

Sobre a HP

A HP cria novas possibilidades para que a tecnologia tenha um impacto relevante nas pessoas, nas empresas, nos governos e na sociedade. Como a maior empresa de tecnologia do mundo, a HP reúne um portfólio que abrange impressão, computação pessoal, software, serviços e infraestrutura de TI para resolver os problemas dos clientes.

Mais informações sobre a HP (NYSE: HPQ) estão disponíveis em http://www.hp.com.br.