22/06/22 13h26

Hub de conteúdo do Ital reúne ações da indústria para saudabilidade de alimentos e sustentabilidade do sistema alimentar

Com participação de 33 empresas, site Indústria de Alimentos 2030 será lançado nesta quinta-feira (23) na Secretaria de Agricultura de SP

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo

As ações para a promoção da saudabilidade dos alimentos e da sustentabilidade do sistema alimentar de 33 empresas de pequeno, médio e grande portes poderão ser consultadas de forma prática e objetiva no hub de conteúdo Indústria de Alimentos 2030, que será lançado na próxima quinta-feira (23). Além de evento presencial, a partir das 9h30 no Salão Nobre da Secretaria de Agricultura de Abastecimento do Estado de São Paulo (inscreva-se), haverá transmissão ao vivo a partir das 10h pelos perfis do órgão no Instagram, no Facebook e no YouTube. 

O hub integra o projeto Alimentos Industrializados 2030, coordenado pela Plataforma de Inovação Tecnológica do (PITec) do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), órgão vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), que desde 2015 tem trabalhado com as principais entidades e empresas dos setores de alimentos, bebidas, ingredientes e embalagem para melhorar a divulgação dos benefícios dos alimentos industrializados ao consumidor e à sociedade, que anseia por maior transparência. 

Baseado em informações publicadas em sites institucionais, relatórios de sustentabilidade e fornecidas pelas empresas (somente as rastreáveis), o conteúdo do hub Indústria de Alimentos 2030 é organizado em três blocos: Valor Nutricional e Segurança de Produtos, Sustentabilidade da Produção e Responsabilidade Social das Empresas. 

O lançamento será feito pelo secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Matturro, após abertura da diretora geral do Ital, Eloísa Garcia, e apresentações do diretor de Assuntos Institucionais, Luis Madi, e coordenador da PITec, Raul Amaral, que serão sucedidos por apresentação de João Dornellas, presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), uma das entidades que colaboraram com informações para o hub. 

Sobre o Ital 

Localizado em Campinas, interior paulista, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) realiza pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem e de processamento, conservação e segurança de alimentos e bebidas. 

Fundado em 1963, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, o Ital possui unidades técnicas especializadas em carnes, produtos de panificação, cereais, chocolates, balas, confeitos, laticínios, frutas, hortaliças e embalagens, sendo certificado na ISO 9001 com parte dos ensaios acreditados na ISO/IEC 17025. 

Por meio do Centro de Inovação em Proteína Vegetal, do Núcleo de Inovação Tecnológica e da Plataforma de Inovação Tecnológica, o Ital estimula alianças estratégicas para inovação e projetos de cooperação. Possui ainda Programa de Pós-Graduação aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

Outras informações estão disponíveis no site http://www.ital.agricultura.sp.gov.br

SERVIÇO 

Lançamento da Indústria de Alimentos 2030: Hub com foco na saudabilidade e sustentabilidade do setor 

Data: 23 de junho 

Horário: 9h30 

Local: Salão Nobre da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo 

Endereço: Praça Ramos de Azevedo, 254 – 1° andar, São Paulo (SP) 

fonte: https://www.agricultura.sp.gov.br/en/b/hub-de-conteudo-do-ital-reune-acoes-da-industria-para-saudabilidade-de-alimentos-e-sustentabilidade-do-sistema-alimentar