16/09/08 10h53

Hypermarcas compra a Niasi

Gazeta Mercantil - 16/09/2008

A Hypermarcas, dona de um portfólio de produtos que vai desde a lã de aço Assolan até medicamentos como Doril e Gelol, anunciou a quarta compra desde sua abertura de capital, em abril, e a 22 desde que surgiu, em 2001. Trata-se da fabricante de cosméticos Niasi, produtora da tinta para cabelos Biocolor e os esmaltes Risqué, que lhe garantirá 41% do mercado de esmaltes. A Niasi faturou R$ 246 milhões (US$ 127,5 milhões) em 2007. Com a aquisição, a Hypermarcas amplia a participação do setor de beleza e higiene em sete pontos percentuais dentro dos negócios da empresa, para R$ 660 milhões (US$ 405 milhões) ao ano, ou 31% das vendas. O maior nicho de negócios é o de medicamentos, que deve chegar a R$ 800 milhões (US$ 490,8 milhões) em 2008, 38% da receita. As outras duas área de atuação da empresa são alimentos, com as marcas Etti, Zero Cal e Supra Sumo, e higiene limpeza, com Assim, Assolan e outras. No total, administra hoje 160 marcas, e não deve parar por aí. "Gastamos R$ 400 milhões (US$ 245,4 milhões) nas quatro aquisições deste ano, o que nos deixa quase R$ 250 milhões (US$ 153,4 milhões) para investir", disse o CEO da empresa, Cláudio Bergamo, referindo-se aos R$ 612 milhões (US$ 375,5 milhões) levantados com abertura de capital. Além de dar continuidade ao processo de aquisições, a empresa também investe em novos produtos e marca. "Teremos investido R$ 25 milhões (US$ 15,3 milhões) em novos produtos ao final deste ano, e vamos investir mais R$ 30 milhões (US$ 18,4 milhões) no ano que vem", disse. Na visão do analista Jaime Troiano, sócio da Troiano Consultoria de Marcas, o momento é "excelente" para investimentos agressivos no mercado de bens de consumo. "A área de consumo só vem crescendo no Brasil. São produtos de penetração democrática que se beneficiam da explosão do consumo entre as classes C, D e E."