20/12/10 14h39

Hypermarcas compra Mantecorp

Valor Econômico

O grupo Hypermarcas concluiu ontem a compra do laboratório nacional Mantecorp. A transação foi avaliada em R$ 2,5 bilhões (US$ 1,47 bilhão). O pagamento será dividido em duas partes. Os atuais controladores da Mantecorp, a família Mantegazza, receberão R$ 600 milhões (US$ 353 milhões) em dinheiro. Os R$ 1,9 bilhão (US$ 1,12 milhão) restantes serão quitados com ações da Hypermarcas, sendo que metade desses papéis não poderá ser negociada por um período de seis meses. Com a emissão das novas ações para a compra do laboratório, o bloco de controle dos acionistas da Hypermarcas será diluído. A empresa foi procurada, mas não quis comentar a aquisição.

Com mais essa aquisição, a Hypermarcas vai adicionar às suas mais de 160 marcas uma lista de medicamentos tradicionais, como o antigripal Coristina, os antialérgicos Polaramine e Celestamine, o antipirético e analgésico Alivium, a linha de proteção solar Episol e de hidratantes Epidrat. A Mantecorp também tem uma pequena divisão de genéricos, a Brainfarma, que poderá receber investimentos para ganhar maior robustez no mercado, após essa transação. Desde o fim do ano passado, a Hypermarcas tem jogado pesado para ganhar maior participação no mercado farmacêutico, que até antes dessa operação respondia por quase 40% de sua receita total - estimada em R$ 4 bilhões (US$ 2,35 bilhões) para 2010.

No fim de 2009, a empresa deu uma tacada certeira com a compra da Neo Química, desbancando a farmacêutica americana Pfizer, para adquirir um dos maiores laboratórios especializados em genéricos, instalado em Anápolis, em Goiás. No complexo goiano, a empresa está dobrando a atual infraestrutura e ampliando o centro de distribuição. Neste mesmo local, a Hypermarcas está promovendo a incorporação de suas outras duas empresas farmacêuticas, a DMe Farmasa. A mais recente aquisição da companhia nesse segmento foi em novembro, com a compra de três marcas de medicamentos da farmacêutica Medley, controlada pela francesa Sanofi-Aventis: a Digedrat, Peridal e Lopigrel.

Com a aquisição da Mantecorp, a Hypermarcas deverá se tornar o maior laboratório nacional em receita, com faturamento estimado pelo mercado em torno de R$ 2,2 bilhões (US$ 1,3 bilhão) em 2010. A Mantecorp tem em torno de R$ 740 milhões (US$ 435,3 milhões) de vendas brutas e R$ 360 milhões (US$ 211,8 milhões) de margem bruta, o que deve gerar um resultado adicional expressivo para a Hypermarcas, já que as empresas apresentam sinergias. O Ebtida a ser acrescido pela Mantecorp para a Hypermarcas deve chegar a R$ 250 milhões (US$ 147,1 milhões).