23/07/15 13h50

Hyundai comemora 500 mil unidades de HB20 produzidas em Piracicaba

Jornal de Piracicaba

A Hyundai Motor Brasil atinge, nas próximas semanas, a marca de 500 mil unidades de HB20 produzidas em Piracicaba.

A montadora já comemora o número com uma ação especial a clientes e projeta encerrar o ano com o mesmo patamar de vendas registrado no ano passado — 180 mil unidades, volume que corresponde à capacidade máxima anual da fábrica.

As informações foram passadas em evento ontem à imprensa.

“As 500 mil unidades são resultado da excelente aceitação do HB20 no mercado. Atingimos esse número em menos de três anos de instalação da fábrica aqui em Piracicaba. Inicialmente, seriam produzidas 150 mil unidades ao ano, com operação em dois turnos. Hoje estamos trabalhando com toda a nossa capacidade, em três turnos, com produção de 180 mil veículos ao ano”, disse Maurício Jordão, gerente sênior de relações públicas da Hyundai.

Ele citou que a intenção da montadora é repetir os números do ano passado e que este é o desafio frente ao cenário econômico mais difícil.

Dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) mostraram recuo de 4,4% no volume de vendas do HB20 no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado — em um mercado cuja retração média se aproximou de 20%.

Ao mesmo tempo, a participação do modelo nas vendas de automóveis zero quilômetro passou de 5,3% em janeiro para 6,9% em junho.

A expectativa da montadora é atingir e manter esse índice em torno de 7% até o final do ano.

Jordão reforçou que esse aumento reflete o esforço da companhia em manter condições atrativas ao consumidor.

Além de todas uma série de ações da montadora, neste ano, por exemplo, já foram lançados versões especiais do modelo hatch e sedã, como HB20 Spicy, que está esgotado no mercado, e o HB20S Impress, com as últimas unidades disponíveis.

Nas edições especiais, o modelo oferecido aos clientes é diferenciado, tradicionalmente com mais itens especiais de série.

“O mercado como um todo caiu 19% no primeiro semestre. As vendas do HB20 caíram em torno de 4,4%. Dá para recuperar e o objetivo é repetir as 180 mil unidades do ano passado, vender a mesma coisa em um mercado que está diminuindo as vendas”, afirmou o gerente sênior.

Enquanto o mercado não der sinais de reaquecimento, no entanto, projetos para exportação do modelo para países da América Latina e para a instalação das fábricas de motor e câmbio localmente estão paralisados. A possibilidade de inserir novos produtos na planta de Piracicaba também depende dessa retomada da economia para ocorrer.

A fábrica da Hyundai em Piracicaba possui o que há de mais avançado em tecnologia e, nas avaliações feitas pela matriz, ganhou, por dois anos consecutivos, o primeiro lugar em qualidade.

A fábrica possui alto índice de automação e a linha de montagem conta com mais de 100 robôs no processo de soldagem e movimentação das peças.

Trinta e cinco veículos são produzidos por hora.

GARANTIA — Em comemoração às 500 mil unidades de HB20 produzidas em Piracicaba, durante todo o mês de julho, os consumidores que adquirirem qualquer versão do modelo terão um ano adicional sobre a garantia convencional de cinco anos.

Conforme Jordão, novas ações comemorativas estão em planejamento pela companhia, mas ainda não são divulgadas.

A fabricação da 500ª mil unidade deve ocorrer até o final de agosto.