13/03/12 14h54

Hyundai contrata e Caoa se fortalece

Brasil Econômico

Enquanto grupo aumenta suas revendas no país, montadora recruta 500 pessoas

Está dada a largada para a entrada definitiva dos coreanos da Hyundai no país. A montadora, que prepara a inauguração de sua primeira fábrica na América do Sul, em Piracicaba, no interior de São Paulo, contratou mais 500 pessoas. Para as atividades de produção, já são 350 colaboradores e os 150 restantes estão dedicados à administração. No ano passado, cerca de 200 colaboradores foram treinados pela Hyundai nas fábricas da Coreia do Sul, Turquia e Rússia.

Se a Hyundai tenta marcar sua presença no Brasil, o Grupo Caoa, representante da marca no país, corre contra o tempo para aumentar seu poder de barganha. Segundo fontes do mercado, o grupo já conseguiu aumentar para 120 o número de concessionárias sob seu controle.

Até janeiro, o Grupo detinha 91 das 201 revendas da marca Hyundai no país. “Hyundai e Caoa é um exemplo de casamento bem sucedido. Os coreanos estão entrando num mercado que foi construído e preparado pelo Grupo Caoa. Agora, o que vai acontecer não sabemos. Como todo casamento pode haver um divórcio”, disse o consultor automotivo, Paulo Roberto Garbossa.

A Hyundai Motors afirma que as relações comerciais com o Grupo Caoa serão mantidas, mesmo com a inauguração de sua fábrica no país. A unidade de Piracicaba é a sétima da Hyundai fora da Coreia e vai produzir um veículo projetado especialmente para o mercado brasileiro.